Dr. Felipe Mourão - Neurocirurgião

11 de julho de 2022

Cirurgia de coluna lombar no Rio de Janeiro

A cirurgia de coluna lombar no Rio de Janeiro é realizada pelo Dr. Felipe Mourão, neurocirurgião experiente na resolução de problemas que acometem a saúde da coluna e do crânio.

A dor lombar, também conhecida como lombalgia, ocorre na parte inferior da coluna e é uma condição muito comum em homens e mulheres de todas as idades.


A causa desse problema geralmente é causada por lesões musculares, e a principal causa disso é a má postura, ou seja, a postura errada no ambiente de trabalho, realizando tarefas diárias, principalmente ao fazer exercícios físicos.


A dor lombar pode ser classificada como aguda ou crônica, sendo a única diferença a duração. Existem muitas pessoas afetadas por esta condição, geralmente afeta sete a cada dez pessoas.

Quando a cirurgia da coluna lombar é indicada?

Quando a cirurgia da coluna lombar é indicada?

A cirurgia para coluna lombar no RJ é principalmente indicada quando a patologia que afeta a região lombar pode resultar em dor intensa e incapacitante, comprometimento dos membros, formigamento na virilha e nádegas, ou alterações do esfíncter (estrutura muscular responsável pela liberação da micção, essa estrutura também existe em outras áreas do corpo).

Quais são os tipos de cirurgia para coluna lombar?

Quais são os tipos de cirurgia para coluna lombar?

Os principais tipos de cirurgia para coluna lombar são microdiscectomia, discectomia vídeo endoscópica, laminectomia e artrodese. O método cirúrgico ideal para cada paciente é definido de acordo com a necessidade clínica de cada paciente que será avaliada pelo especialista em cirurgia de coluna lombar no RJ.

Microdiscectomia

É a remoção de pequenos fragmentos de discos deslocados que causam compressão dos nervos, o que pode levar à ciática. Esta técnica pode ser realizada com a ajuda de um microscópio e um pequeno dilatador tubular. A remoção dos detritos salientes melhora a ciática. Não há necessidade de descansar. Caminhar é permitido durante o dia, retornar ao trabalho sem carga em alguns dias e exercício completo em algumas semanas.

Discectomia vídeo endoscópica

Procedimento semelhante a uma microdiscectomia tubular, essa técnica também é utilizada para remover fragmentos de hérnia de disco. Nesta técnica, no entanto, a imagem é ampliada usando uma pequena câmera. A incisão na pele é de aproximadamente 10 mm e as orientações pós-operatórias são semelhantes às da microdiscectomia tubular.

Laminectomia

Este é um procedimento clássico usado para tratar a estenose espinhal (em qualquer parte da coluna - cervical, dorsal ou lombar). A laminectomia é a remoção parcial ou completa da lâmina, uma estrutura óssea que atua como uma cobertura para as estruturas nervosas dentro do canal espinhal, mas também pode pressionar os nervos.

Artrodese

As principais indicações da artrodese da coluna são o tratamento de deformidades como instabilidade mecânica, espondilolistese instável, escoliose, fraturas e tumores da coluna. Atualmente, a artrodese é utilizada com o auxílio de implantes que proporcionam maior estabilidade mecânica e eliminam a necessidade de fixação externa (colete).

Avaliação para cirurgia de coluna lombar no RJ

Para agendar uma avaliação para cirurgia de coluna lombar no RJ com o Dr. Felipe Mourão, basta entrar em contato com a central de atendimento, pelo WhatsApp (21) 98331-1214 ou clique aqui!

COMPARTILHE O POST

FALE COM O DOUTOR
O que a estenose lombar pode causar
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
A estenose lombar causa dor lombar crônica, fraqueza muscular, perda de sensibilidade nas pernas e problemas urinários/intestinais devido à compressão nervosa.
O que fazer para acabar com a dor na cervical?
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
Para acabar com a dor cervical, mantenha boa postura, faça exercícios de alongamento e fortalecimento, use analgésicos e anti-inflamatórios, e considere fisioterapia ou neurocirurgia.
O que uma pessoa com hérnia de disco não pode fazer?
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
Uma pessoa com hérnia de disco deve evitar levantar pesos, movimentos bruscos, posturas inadequadas, atividades de alto impacto e ignorar sinais de dor para não agravar a condição.
O que pode causar dores de cabeça todos os dias?
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
Dores de cabeça diárias podem ser causadas por distúrbios vasculares, neuralgia do trigêmeo, tumores cerebrais, problemas cervicais, hipertensão intracraniana e estresse crônico.
É possível sobreviver a um aneurisma cerebral?
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
Sim, é possível sobreviver a um aneurisma cerebral com diagnóstico precoce e tratamento adequado, como clipamento cirúrgico ou embolização endovascular.
O que leva a uma crise convulsiva?
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
Uma crise convulsiva é causada por atividade elétrica anormal no cérebro, resultante de fatores como traumas cranianos, tumores, malformações vasculares e infecções intracranianas.
Qual o tempo de vida de uma pessoa com tumor cerebral benigno?
Por Dr. Felipe Mourão 27 de maio de 2024
O tempo de vida de uma pessoa com tumor cerebral benigno pode ser normal, especialmente se o tumor for tratado adequadamente.
O que é bom para enxaqueca?
Por Dr. Felipe Mourão 27 de maio de 2024
Para alívio da enxaqueca, é eficaz utilizar analgésicos como triptanos e AINEs, manter uma dieta equilibrada evitando alimentos ricos em tiramina, e adotar técnicas de relaxamento como meditação.
Quais doenças causam convulsões?
Por Dr. Felipe Mourão 27 de maio de 2024
Convulsões podem ser causadas por doenças como epilepsia, infecções do sistema nervoso central, distúrbios metabólicos e doenças neurodegenerativas e genéticas.
Quais os sintomas de inflamação na coluna?
Por Dr. Felipe Mourão 27 de maio de 2024
Os sintomas de inflamação na coluna incluem dor persistente nas costas, rigidez especialmente após períodos de inatividade, e dor irradiada para pernas ou braços.
Mais Posts