Dr. Felipe Mourão - Neurocirurgião
Médico para tratar cefaleia na Barra da Tijuca

O médico para tratar cefaleia na Barra da Tijuca é o Dr. Felipe Mourão, profissional humanizada que realiza diagnósticos precisos e trata das condições associadas à dor de cabeça de maneira humanizada e eficiente.
A cefaleia é o termo médico utilizado para denominar a dor em qualquer parte da cabeça, incluindo o couro cabeludo, pescoço, face e o interior dela.
Essa é uma condição muito comum e acomete pacientes de todas as faixas etárias. Os sintomas afetam a capacidade para as atividades profissionais e rotineiras e em alguns casos, as cefaleias podem ser frequentes.
Esse tipo de condição pode surgir como uma dor de cabeça simples, sem a presença de qualquer outro sinal ou ao contrário disso, pode apresentar sintomas como náuseas e sensibilidade à luz.
Em grande parte dos casos, a cefaleia pode ser apenas um problema gerado por estresse ou excesso de sol, por exemplo. No entanto, pode surgir em conjunto de indícios de outras doenças médicas, sendo um alerta para algo que não está funcionando corretamente no corpo.
Quais são os tipos de cefaleia?
São numerosos os tipos de dor de cabeça existentes. Eles são classificados tendo como base a origem da dor. Entre os principais tipos de cefaleia, estão:
- Cefaleia tensional:também conhecida como cefaleia de tensão, essa condição aparece normalmente ao fim do dia, sendo resultado dos níveis de estresse;
- Cefaleia em salvas: essa dor de cabeça geralmente atinge apenas um dos lados da cabeça e costuma surgir em ondas pulsantes, ou seja, aparecem e desaparecem de repente e pode abranger os olhos, causando queda de pálpebra ou lágrimas;
- Cefaleia cervicogênica: esse gênero de dor de cabeça se origina no pescoço e a causa normalmente está atrelada à coluna vertebral. A dor surge na nuca e vai até a frente da cabeça ou por trás dos olhos, se agravando por meio de algumas posturas ou pressões.
Quais são os sintomas da cefaleia?
Além da dor na cabeça, outros sintomas podem ser sinais de alerta para a cefaleia. Podemos destacar:
- Dor mais intensa conforme o corpo se movimenta;
- Irritabilidade;
- Náuseas e vômitos;
- Sensibilidade à luz, sons e cheiros;
- Sensação de latejamento;
- Queda de pálpebra.
De que maneira é realizado o tratamento para a cefaleia?
O tratamento para a cefaleia depende diretamente do tipo de condição que cada paciente apresenta.
Na maioria dos casos, como os da cefaleia de tensão, é indicado que o paciente se afaste nas situações que estão servindo de gatilho para a dor aparecer, como as tensões no ambiente de trabalho e os demais episódios de estresse.
Alguns medicamentos podem auxiliar na redução de sintomas e devem ser administrados com a recomendação do médico especialista e de acordo com cada tipo de cefaleia.
É fundamental destacar que tanto o diagnóstico da causa quanto o tipo de tratamento só pode ser indicado pelo profissional da área. Caso as dores sejam constantes, é importante marcar uma consulta para que uma avaliação seja realizada.
Especialista em cefaleia na Barra da Tijuca
Para agendar uma consulta com especialista em cefaleia na Barra da Tijuca, o Dr. Felipe Mourão, basta entrar em contato com a central de atendimento, pelo WhatsApp (21) 98331-1214 ou clique aqui!