Dr. Felipe Mourão - Neurocirurgião

24 de julho de 2022

Médico que cuida de AVC no Rio de Janeiro

Médico que cuida de AVC no Rio de Janeiro

O médico que cuida de AVC no Rio de Janeiro é o Dr. Felipe Mourão, neurocirurgião especialista em crânio. O médico é referência em tratamento de excelência de casos simples e complexos com uma abordagem humanizada, transparente e responsável.

Um acidente vascular cerebral (AVC) ocorre quando os vasos sanguíneos que transportam sangue para o cérebro ficam bloqueados ou rompidos, resultando em paralisia de áreas do cérebro que não têm circulação sanguínea. É uma doença que atinge mais homens e é uma das principais causas de morte, incapacidade e hospitalização em todo o mundo.


Quanto mais rápido um acidente vascular cerebral for diagnosticado e tratado, melhor a chance de uma recuperação completa. Portanto, é importante entender os sinais e sintomas e procurar atendimento médico imediato.


Existem dois tipos de AVC que ocorrem por razões diferentes, AVC hemorrágico e AVC isquêmico.

O que é AVC isquêmico?

O acidente vascular cerebral isquêmico ocorre quando uma artéria fica bloqueada, impedindo que o oxigênio passe pelas células cerebrais, levando à morte. Este bloqueio pode ser devido a um coágulo sanguíneo (trombose) ou um êmbolo (embolia). O AVC isquêmico é o mais comum, representando 85% de todos os casos.

O que é AVC hemorrágico?

O acidente vascular cerebral hemorrágico ocorre quando um vaso sanguíneo no cérebro se rompe, causando sangramento. Esse sangramento pode ocorrer dentro do tecido cerebral ou na superfície entre o cérebro e as meninges. É responsável por 15% de todos os casos de AVC, mas é mais provável que cause a morte do que o AVC isquêmico.

Diagnóstico para AVC no RJ

Diagnóstico para AVC no RJ

O diagnóstico de AVC no RJ é feito com exames de imagem que podem identificar a área cerebral afetada e o tipo de AVC pelo neurocirurgião. A tomografia computadorizada do cérebro é o método de imagem mais comum usado para a avaliação inicial do AVC isquêmico agudo e pode mostrar sinais precoces de isquemia.


O médico especialista em AVC no RJ é fundamental para a compreensão dos resultados dos exames de imagens e ações tratativas de emergência.

Tratamento para AVC isquêmico no Rio de Janeiro

Tratamento para AVC isquêmico no Rio de Janeiro

O tratamento para AVC isquêmico no Rio de Janeiro é realizado com foco na desobstrução das artérias afetadas para melhorar a perfusão cerebral, reduzindo assim o desconforto do tecido neuronal.

Tratamento para AVC hemorrágico no Rio de Janeiro

Tratamento para AVC hemorrágico no Rio de Janeiro

O tratamento para AVC hemorrágico no Rio de Janeiro é realizado de acordo com a causa, se a causa for um aneurisma cerebral, o tratamento na fase aguda pode ser a cirurgia ou neurocirurgia para drenagem do hematoma.

Neurocirurgião para tratar AVC no RJ

O neurocirurgião para tratar AVC no RJ é o Dr. Felipe Mourão. O médico oferece toda infraestrutura e tecnologia necessária para realizar todos os procedimentos médicos precisos com segurança e eficiência. 


Para agendar uma consulta basta entrar em contato com a central de atendimento, pelo WhatsApp (21) 98331-1214 ou
clicar aqui! 

COMPARTILHE O POST

FALE COM O DOUTOR
O que a estenose lombar pode causar
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
A estenose lombar causa dor lombar crônica, fraqueza muscular, perda de sensibilidade nas pernas e problemas urinários/intestinais devido à compressão nervosa.
O que fazer para acabar com a dor na cervical?
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
Para acabar com a dor cervical, mantenha boa postura, faça exercícios de alongamento e fortalecimento, use analgésicos e anti-inflamatórios, e considere fisioterapia ou neurocirurgia.
O que uma pessoa com hérnia de disco não pode fazer?
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
Uma pessoa com hérnia de disco deve evitar levantar pesos, movimentos bruscos, posturas inadequadas, atividades de alto impacto e ignorar sinais de dor para não agravar a condição.
O que pode causar dores de cabeça todos os dias?
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
Dores de cabeça diárias podem ser causadas por distúrbios vasculares, neuralgia do trigêmeo, tumores cerebrais, problemas cervicais, hipertensão intracraniana e estresse crônico.
É possível sobreviver a um aneurisma cerebral?
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
Sim, é possível sobreviver a um aneurisma cerebral com diagnóstico precoce e tratamento adequado, como clipamento cirúrgico ou embolização endovascular.
O que leva a uma crise convulsiva?
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
Uma crise convulsiva é causada por atividade elétrica anormal no cérebro, resultante de fatores como traumas cranianos, tumores, malformações vasculares e infecções intracranianas.
Qual o tempo de vida de uma pessoa com tumor cerebral benigno?
Por Dr. Felipe Mourão 27 de maio de 2024
O tempo de vida de uma pessoa com tumor cerebral benigno pode ser normal, especialmente se o tumor for tratado adequadamente.
O que é bom para enxaqueca?
Por Dr. Felipe Mourão 27 de maio de 2024
Para alívio da enxaqueca, é eficaz utilizar analgésicos como triptanos e AINEs, manter uma dieta equilibrada evitando alimentos ricos em tiramina, e adotar técnicas de relaxamento como meditação.
Quais doenças causam convulsões?
Por Dr. Felipe Mourão 27 de maio de 2024
Convulsões podem ser causadas por doenças como epilepsia, infecções do sistema nervoso central, distúrbios metabólicos e doenças neurodegenerativas e genéticas.
Quais os sintomas de inflamação na coluna?
Por Dr. Felipe Mourão 27 de maio de 2024
Os sintomas de inflamação na coluna incluem dor persistente nas costas, rigidez especialmente após períodos de inatividade, e dor irradiada para pernas ou braços.
Mais Posts