Layout do blog

Dr. Felipe Mourão - Neurocirurgião

27 de outubro de 2022

Quando a artrodese cervical é indicada?

Quando a artrodese cervical é indicada

A artrodese cervical é indicada aos pacientes que apresentam dores cervicais graves e não respondem a outros tratamentos, ou ainda para aqueles com instabilidade na coluna cervical. Somente o médico especialista pode recomendá-la.

A artrodese cervical normalmente é indicada aos pacientes que apresentam dores cervicais graves e não respondem a outros tratamentos, ou para aqueles com instabilidade na coluna cervical. 


A instabilidade da coluna cervical geralmente ocorre como resultado de doença discal degenerativa, trauma, crescimento tumoral ou até mesmo infecção. A doença discal é a causa mais comum deste tipo de problema.


A artrodese cervical é considerada como última alternativa de tratamento, uma vez que funde de maneira permanente as vértebras cervicais, limitando o movimento do pescoço.


No entanto, para alguns casos, ela pode proporcionar um alívio significativo da dor e ainda melhorar a qualidade de vida.

Quais são as condições para a artrodese cervical?

condições para a artrodese cervical

Existem inúmeras condições que podem levar à necessidade da artrose cervical. Entre elas estão:



  • Estenose espinal: é um estreitamento no canal espinal que pode exercer pressão sobre a medula espinal e os nervos;
  • Doença degenerativa do disco: condição na qual os discos localizados entre as vértebras começam a se decompor;
  • Osteoartrose: doença articular degenerativa que pode afetar as articulações do corpo, inclusive a coluna cervical;
  • Traumatismo: lesão traumática da coluna cervical que pode causar instabilidade e requerer a artrose cervical para a estabilização da coluna vertebral.

Como a artrodese cervical é realizada?

Como a artrodese cervical é realizada

A artrodese cervical é realizada sob anestesia geral. O cirurgião faz uma incisão na parte frontal do pescoço, afastando os músculos para aceder à coluna cervical. 


As vértebras são preparadas para a fusão, usando parafusos, varas ou gaiolas e, uma vez concluído o processo, a incisão é fechada e o paciente é levado para a sala de recuperação.


Após o procedimento, o paciente permanece no hospital de três a cinco dias. Durante este período, a dor e o inchaço são monitorados. 


A fisioterapia deve ser iniciada para auxiliar na recuperação da mobilidade do pescoço e o retorno ao trabalho e demais atividades normalmente leva em torno de 6 a 8 semanas.

Médico para artrodese cervical

Para agendar uma consulta com o médico para artrodese cervical, o Dr. Felipe Mourão, basta entrar em contato com a central de atendimento, pelo WhatsApp (21) 98331-1214 ou clique aqui!

COMPARTILHE O POST

FALE COM O DOUTOR
O que a estenose lombar pode causar
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
A estenose lombar causa dor lombar crônica, fraqueza muscular, perda de sensibilidade nas pernas e problemas urinários/intestinais devido à compressão nervosa.
O que fazer para acabar com a dor na cervical?
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
Para acabar com a dor cervical, mantenha boa postura, faça exercícios de alongamento e fortalecimento, use analgésicos e anti-inflamatórios, e considere fisioterapia ou neurocirurgia.
O que uma pessoa com hérnia de disco não pode fazer?
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
Uma pessoa com hérnia de disco deve evitar levantar pesos, movimentos bruscos, posturas inadequadas, atividades de alto impacto e ignorar sinais de dor para não agravar a condição.
O que pode causar dores de cabeça todos os dias?
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
Dores de cabeça diárias podem ser causadas por distúrbios vasculares, neuralgia do trigêmeo, tumores cerebrais, problemas cervicais, hipertensão intracraniana e estresse crônico.
É possível sobreviver a um aneurisma cerebral?
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
Sim, é possível sobreviver a um aneurisma cerebral com diagnóstico precoce e tratamento adequado, como clipamento cirúrgico ou embolização endovascular.
O que leva a uma crise convulsiva?
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
Uma crise convulsiva é causada por atividade elétrica anormal no cérebro, resultante de fatores como traumas cranianos, tumores, malformações vasculares e infecções intracranianas.
Qual o tempo de vida de uma pessoa com tumor cerebral benigno?
Por Dr. Felipe Mourão 27 de maio de 2024
O tempo de vida de uma pessoa com tumor cerebral benigno pode ser normal, especialmente se o tumor for tratado adequadamente.
O que é bom para enxaqueca?
Por Dr. Felipe Mourão 27 de maio de 2024
Para alívio da enxaqueca, é eficaz utilizar analgésicos como triptanos e AINEs, manter uma dieta equilibrada evitando alimentos ricos em tiramina, e adotar técnicas de relaxamento como meditação.
Quais doenças causam convulsões?
Por Dr. Felipe Mourão 27 de maio de 2024
Convulsões podem ser causadas por doenças como epilepsia, infecções do sistema nervoso central, distúrbios metabólicos e doenças neurodegenerativas e genéticas.
Quais os sintomas de inflamação na coluna?
Por Dr. Felipe Mourão 27 de maio de 2024
Os sintomas de inflamação na coluna incluem dor persistente nas costas, rigidez especialmente após períodos de inatividade, e dor irradiada para pernas ou braços.
Mais Posts
Share by: