A artrodese cervical normalmente é indicada aos pacientes que apresentam dores cervicais graves e não respondem a outros tratamentos, ou para aqueles com instabilidade na coluna cervical.
A instabilidade da coluna cervical geralmente ocorre como resultado de doença discal degenerativa, trauma, crescimento tumoral ou até mesmo infecção. A doença discal é a causa mais comum deste tipo de problema.
A artrodese cervical é considerada como última alternativa de tratamento, uma vez que funde de maneira permanente as vértebras cervicais, limitando o movimento do pescoço.
No entanto, para alguns casos, ela pode proporcionar um alívio significativo da dor e ainda melhorar a qualidade de vida.
Existem inúmeras condições que podem levar à necessidade da artrose cervical. Entre elas estão:
A artrodese cervical é realizada sob anestesia geral. O cirurgião faz uma incisão na parte frontal do pescoço, afastando os músculos para aceder à coluna cervical.
As vértebras são preparadas para a fusão, usando parafusos, varas ou gaiolas e, uma vez concluído o processo, a incisão é fechada e o paciente é levado para a sala de recuperação.
Após o procedimento, o paciente permanece no hospital de três a cinco dias. Durante este período, a dor e o inchaço são monitorados.
A fisioterapia deve ser iniciada para auxiliar na recuperação da mobilidade do pescoço e o retorno ao trabalho e demais atividades normalmente leva em torno de 6 a 8 semanas.
Para agendar uma consulta com o médico para artrodese cervical, o Dr. Felipe Mourão, basta entrar em contato com a central de atendimento, pelo WhatsApp (21) 98331-1214 ou clique aqui!
Dr. Felipe Mourão é médico Neurocirurgião no Rio de Janeiro dos principais hospitais e clínicas do Estado.
WhatsApp: 21 98331-1214 atendimento@felipemourao.com.br
Site desenvolvido pela Agência Médico, do Grupo KOP, com todos os direitos reservados para o Dr. Felipe Mourão.