Layout do blog

Dr. Felipe Mourão - Neurocirurgião

8 de março de 2023

Como dormir com o nervo ciático inflamado?

Como dormir com o nervo ciático inflamado

Para dormir com o nervo ciático inflamado é bom deitar-se de lado, com um travesseiro que acomode a cabeça na mesma linha da coluna, não pode ser muito alto nem muito baixo, e outro travesseiro no meio das pernas, com os joelhos flexionados.

Para as pessoas que gostam de dormir de barriga para cima, o ideal é colocar alguns travesseiros abaixo das panturrilhas para flexionar os joelhos e relaxar a lombar, aliviando a dor ciática. Estas são posições que mantêm a coluna reta e, por isso, não pioram a dor.


A dor no nervo ciático se difere de dores causadas por outros motivos porque ela pode irradiar para toda a extensão do nervo, ou seja, lombar, glúteos, pernas, panturrilhas e até o pé. Um sintoma muito característico da dor ciática, é que ela vem, normalmente, acompanhada de fraqueza muscular e dormência.


Em momentos de crise, é indicado ao paciente o uso de analgésicos ou anti-inflamatórios, a depender do quadro. Ainda, é eficiente para o alívio da dor a realização de compressas mornas no local afetado, o uso de pomadas e repouso em posições que relaxem o nervo, como a posição fetal. Também pode ser realizado tratamento com fisioterapia e acupuntura.


Durante o período de dor, não é recomendado que o paciente alongue o nervo inflamado, porém, para prevenir novas crises, quando cessar a dor, é indicado o fortalecimento da musculatura e alongamento através de atividades físicas regulares.



Pessoas que cultivam bons hábitos têm bons resultados no tratamento de dores no nervo ciático. Fatores de risco como obesidade e o trabalho repetitivo carregando peso podem sobrecarregar o nervo e desencadear a dor ciática.

Quanto tempo dura a crise de nervo ciático inflamado?

crise de nervo ciático inflamado

O tempo de duração de uma crise de nervo ciático pode ser de algumas semanas. Com o tratamento correto, o paciente é capaz de apresentar melhora já na segunda semana. Porém, em regra, a crise aguda demora até seis semanas para curar completamente. Isso não significa que o paciente vai sentir dor intensa por seis semanas, mas sim que esse é o período necessário para os medicamentos e tratamentos influenciarem no corpo, fazendo com que os sintomas desapareçam totalmente nesse período.


A automedicação é muito comum em pacientes que sofrem de dores nas colunas. Mas o uso de medicamentos sem prescrição médica pode agravar o quadro, pois os remédios apenas mascaram o problema principal, que quando não é tratado, vem a piorar a dor.


É importante mencionar que, o médico que cuida do nervo ciático é o neurologista especialista em saúde da coluna, e para evitar novas crises, o paciente deve consultar-se para obter o diagnóstico que explicará o motivo da dor ciática, ou seja, o que está comprimindo o nervo. Somente com o diagnóstico preciso é possível recomendar o tratamento adequado.

Médico para tratar nervo ciático inflamado no Rio de Janeiro

O médico para tratar nervo ciático inflamado no Rio de Janeiro é o Dr. Felipe Mourão, neurocirurgião experiente no diagnóstico e tratamento de condições e patologias que acometem a saúde do crânio e da coluna. Para agendar uma consulta basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp clicando aqui!

COMPARTILHE O POST

FALE COM O DOUTOR
O que a estenose lombar pode causar
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
A estenose lombar causa dor lombar crônica, fraqueza muscular, perda de sensibilidade nas pernas e problemas urinários/intestinais devido à compressão nervosa.
O que fazer para acabar com a dor na cervical?
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
Para acabar com a dor cervical, mantenha boa postura, faça exercícios de alongamento e fortalecimento, use analgésicos e anti-inflamatórios, e considere fisioterapia ou neurocirurgia.
O que uma pessoa com hérnia de disco não pode fazer?
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
Uma pessoa com hérnia de disco deve evitar levantar pesos, movimentos bruscos, posturas inadequadas, atividades de alto impacto e ignorar sinais de dor para não agravar a condição.
O que pode causar dores de cabeça todos os dias?
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
Dores de cabeça diárias podem ser causadas por distúrbios vasculares, neuralgia do trigêmeo, tumores cerebrais, problemas cervicais, hipertensão intracraniana e estresse crônico.
É possível sobreviver a um aneurisma cerebral?
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
Sim, é possível sobreviver a um aneurisma cerebral com diagnóstico precoce e tratamento adequado, como clipamento cirúrgico ou embolização endovascular.
O que leva a uma crise convulsiva?
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
Uma crise convulsiva é causada por atividade elétrica anormal no cérebro, resultante de fatores como traumas cranianos, tumores, malformações vasculares e infecções intracranianas.
Qual o tempo de vida de uma pessoa com tumor cerebral benigno?
Por Dr. Felipe Mourão 27 de maio de 2024
O tempo de vida de uma pessoa com tumor cerebral benigno pode ser normal, especialmente se o tumor for tratado adequadamente.
O que é bom para enxaqueca?
Por Dr. Felipe Mourão 27 de maio de 2024
Para alívio da enxaqueca, é eficaz utilizar analgésicos como triptanos e AINEs, manter uma dieta equilibrada evitando alimentos ricos em tiramina, e adotar técnicas de relaxamento como meditação.
Quais doenças causam convulsões?
Por Dr. Felipe Mourão 27 de maio de 2024
Convulsões podem ser causadas por doenças como epilepsia, infecções do sistema nervoso central, distúrbios metabólicos e doenças neurodegenerativas e genéticas.
Quais os sintomas de inflamação na coluna?
Por Dr. Felipe Mourão 27 de maio de 2024
Os sintomas de inflamação na coluna incluem dor persistente nas costas, rigidez especialmente após períodos de inatividade, e dor irradiada para pernas ou braços.
Mais Posts
Share by: