Para as pessoas que gostam de dormir de barriga para cima, o ideal é colocar alguns travesseiros abaixo das panturrilhas para flexionar os joelhos e relaxar a lombar, aliviando a dor ciática. Estas são posições que mantêm a coluna reta e, por isso, não pioram a dor.
A dor no nervo ciático se difere de dores causadas por outros motivos porque ela pode irradiar para toda a extensão do nervo, ou seja, lombar, glúteos, pernas, panturrilhas e até o pé. Um sintoma muito característico da dor ciática, é que ela vem, normalmente, acompanhada de fraqueza muscular e dormência.
Em momentos de crise, é indicado ao paciente o uso de analgésicos ou anti-inflamatórios, a depender do quadro. Ainda, é eficiente para o alívio da dor a realização de compressas mornas no local afetado, o uso de pomadas e repouso em posições que relaxem o nervo, como a posição fetal. Também pode ser realizado tratamento com fisioterapia e acupuntura.
Durante o período de dor, não é recomendado que o paciente alongue o nervo inflamado, porém, para prevenir novas crises, quando cessar a dor, é indicado o fortalecimento da musculatura e alongamento através de atividades físicas regulares.
Pessoas que cultivam bons hábitos têm bons resultados no tratamento de dores no nervo ciático. Fatores de risco como obesidade e o trabalho repetitivo carregando peso podem sobrecarregar o nervo e desencadear a dor ciática.
O tempo de duração de uma crise de nervo ciático pode ser de algumas semanas. Com o tratamento correto, o paciente é capaz de apresentar melhora já na segunda semana. Porém, em regra, a crise aguda demora até seis semanas para curar completamente. Isso não significa que o paciente vai sentir dor intensa por seis semanas, mas sim que esse é o período necessário para os medicamentos e tratamentos influenciarem no corpo, fazendo com que os sintomas desapareçam totalmente nesse período.
A automedicação é muito comum em pacientes que sofrem de dores nas colunas. Mas o uso de medicamentos sem prescrição médica pode agravar o quadro, pois os remédios apenas mascaram o problema principal, que quando não é tratado, vem a piorar a dor.
É importante mencionar que, o médico que cuida do nervo ciático é o neurologista especialista em saúde da coluna, e para evitar novas crises, o paciente deve consultar-se para obter o diagnóstico que explicará o motivo da dor ciática, ou seja, o que está comprimindo o nervo. Somente com o diagnóstico preciso é possível recomendar o tratamento adequado.
O médico para tratar nervo ciático inflamado
no Rio de Janeiro é o Dr. Felipe Mourão, neurocirurgião experiente no diagnóstico e tratamento de condições e patologias que acometem a saúde do crânio e da coluna. Para agendar uma consulta basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp
clicando aqui!
Dr. Felipe Mourão é médico Neurocirurgião no Rio de Janeiro dos principais hospitais e clínicas do Estado.
WhatsApp: 21 98331-1214 atendimento@felipemourao.com.br
Site desenvolvido pela Agência Médico, do Grupo KOP, com todos os direitos reservados para o Dr. Felipe Mourão.