Dr. Felipe Mourão - Neurocirurgião
O que é bom para dor na coluna?

É bom para coluna o uso de compressa quente sobre a região afetada, a realização de alongamentos e exercícios de fortalecimento da musculatura, atentar-se sempre à postura, e, em alguns casos o uso de medicamentos analgésicos ou anti-inflamatórios.
A compressa indicada para aliviar a dor na região da coluna é a quente, pois o calor é capaz de chegar até as áreas afetadas e promover o relaxamento, ao passo que a compressa gelada não tem a mesma eficiência. Ao realizar esse tratamento, o paciente deve pressionar a compressa contra a região dolorida, e pode fazer isso deitando sobre ela ou utilizando uma cinta capaz de realizar a pressão necessária.
A dor na coluna é, em regra, um sintoma passageiro, que desaparece em poucos dias. Um médico neurologista deve ser consultado sempre que a dor for persistente ou muito intensa. Ou, ainda, quando apresentar outros sintomas, como formigamento, dormência e perda dos movimentos.
O que causa dor na coluna?

As causas de dor na coluna são variadas, isso porque a coluna vertebral é formada por 33 vértebras. Inicia-se na base do crânio e termina na região localizada entre os glúteos. Por esse motivo, qualquer dor em toda a extensão da coluna pode ser caracterizada popularmente como “dor nas costas” ou “dor na coluna”, suas causas mais comuns são:
Lombalgia
A lombalgia é a dor na região lombar, ou seja, no final da coluna. Podem apresentar lombalgia os pacientes que não têm hábitos de vida saudáveis, pois a obesidade, o sedentarismo, a má postura, o fato de realizar esforço intenso e repetitivo, contribui para o desenvolvimento da lombalgia. Além disso, a dor na região lombar pode ser desencadeada por outras doenças como inflamações e infecções, hérnia de disco, osteoporose, artrose, artrite, entre outras.
Cervicalgia
A cervicalgia é a dor na região da nuca (parte de trás do pescoço), causada, normalmente, por tensão muscular, que acarreta em sobrecarga na coluna cervical, e pode estar relacionada a estresse, má postura, posição inadequada ao dormir, e maus hábitos no geral. A cervicalgia também pode ser causada pelo envelhecimento das articulações, e nestes casos, a dor irradia da coluna cervical para os braços e pode vir a limitar os movimentos.
Lordose, Cifose ou Escoliose
A Lordose, Cifose ou Escoliose: são condições que alteram a curvatura da coluna, e podem ter origem genética ou serem adquiridas ao longo da vida. Hábitos como carregar pesos excessivos e má postura, e condições de saúde como obesidade e osteoporose podem contribuir para o surgimento dessas doenças que, quando não tratadas, levam o paciente a sentir dores na coluna.
Hérnia de Disco
A dor da hérnia de disco é mais frequente na região lombar (por isso pode ser uma das causas da lombalgia), mas é possível que apareça em outras áreas da coluna. Ocorre com o envelhecimento natural e o desgaste dos discos invertebrais (estruturas que protegem o atrito entre as vértebras da coluna).
Médico para tratar dor na coluna no Rio de Janeiro
O médico para tratar dor na coluna no Rio de Janeiro é o Dr. Felipe Mourão, neurocirurgião experiente no diagnóstico e tratamento de condições e patologias que acometem a saúde do crânio e da coluna. Para agendar uma consulta basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp
clicando aqui!