Layout do blog

Dr. Felipe Mourão - Neurocirurgião

27 de outubro de 2022

Como funciona a infiltração na coluna?

infiltração na coluna

A infiltração na coluna funciona de forma percutânea com o uso de seringas e agulhas, onde é feita aplicação de medicamentos nos pontos onde o paciente sente dor, tratando a dor em sua raiz.

A infiltração na coluna, também chamada de bloqueio na coluna, trata-se de um procedimento que consiste em tratamentos auxiliares para as mais  diversas condições e patologias que acometem a estrutura musculoesquelética e neurológica da coluna. 



A infiltração na coluna pode ser realizada em toda a extensão da coluna, desde a região cervical e lombar até o cóccix. O procedimento é feito de forma percutânea, ou seja, sem a necessidade de cortes, com o uso de seringas e agulhas. 


Os medicamentos são aplicados nas áreas nas quais o paciente sente dor, agindo na raiz do problema. 


As seringas e agulhas são usadas para que os profissionais se certifiquem de que a aplicação ocorra no local adequado. Dentre os principais medicamentos utilizados estão os anestésicos, corticoides e anti-inflamatórios.


O procedimento é realizado por meio de anestesia local e leva em torno de 30 minutos. Por esta razão o paciente pode receber alta hospitalar no mesmo dia. No entanto, recomenda-se repouso de pelo menos 24 horas. 


Após esse período, já é possível retornar de maneira segura às atividades diárias, com a orientação do médico especialista. 

O que trata a infiltração na coluna?

O que trata a infiltração na coluna

A infiltração na coluna trata uma série de problemas como:


  • Bicos de papagaio (Osteófitos);
  • Dor cervical;
  • Dor lombar;
  • Dor no cóccix;
  • Estenose cervical;
  • Estenose lombar;
  • Hérnia de disco cervical;
  • Hérnia de disco lombar.


O procedimento de infiltração na coluna varia de acordo com o local da aplicação e de quais medicamentos serão usados.

Quais os benefícios da infiltração na coluna?

benefícios da infiltração na coluna

Os principais benefícios da infiltração na coluna são:



  • Auxílio para que o médico consiga identificar o local exato da dor do paciente;
  • Diminuição da inflamação e alívio dos sintomas;
  • Melhora na movimentação da coluna;
  • Resultados permanentes e de longo prazo.


Ainda que inúmeras vantagens possam ser destacas, existem algumas contraindicações para a realização do procedimento, como:


  • Diabetes;
  • Doenças cardíacas;
  • Infecção ativa;
  • Problemas de coagulação.


É importante ressaltar que só o especialista em coluna pode determinar qual o melhor tipo de tratamento para cada caso. Por esta razão é importante buscar pelo médico em dores intensas e constantes.

Médico para infiltração na coluna

Para agendar uma consulta com o médico para infiltração na coluna, o Dr. Felipe Mourão, basta entrar em contato com a central de atendimento, pelo WhatsApp (21) 98331-1214 ou clique aqui!

COMPARTILHE O POST

FALE COM O DOUTOR
O que a estenose lombar pode causar
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
A estenose lombar causa dor lombar crônica, fraqueza muscular, perda de sensibilidade nas pernas e problemas urinários/intestinais devido à compressão nervosa.
O que fazer para acabar com a dor na cervical?
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
Para acabar com a dor cervical, mantenha boa postura, faça exercícios de alongamento e fortalecimento, use analgésicos e anti-inflamatórios, e considere fisioterapia ou neurocirurgia.
O que uma pessoa com hérnia de disco não pode fazer?
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
Uma pessoa com hérnia de disco deve evitar levantar pesos, movimentos bruscos, posturas inadequadas, atividades de alto impacto e ignorar sinais de dor para não agravar a condição.
O que pode causar dores de cabeça todos os dias?
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
Dores de cabeça diárias podem ser causadas por distúrbios vasculares, neuralgia do trigêmeo, tumores cerebrais, problemas cervicais, hipertensão intracraniana e estresse crônico.
É possível sobreviver a um aneurisma cerebral?
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
Sim, é possível sobreviver a um aneurisma cerebral com diagnóstico precoce e tratamento adequado, como clipamento cirúrgico ou embolização endovascular.
O que leva a uma crise convulsiva?
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
Uma crise convulsiva é causada por atividade elétrica anormal no cérebro, resultante de fatores como traumas cranianos, tumores, malformações vasculares e infecções intracranianas.
Qual o tempo de vida de uma pessoa com tumor cerebral benigno?
Por Dr. Felipe Mourão 27 de maio de 2024
O tempo de vida de uma pessoa com tumor cerebral benigno pode ser normal, especialmente se o tumor for tratado adequadamente.
O que é bom para enxaqueca?
Por Dr. Felipe Mourão 27 de maio de 2024
Para alívio da enxaqueca, é eficaz utilizar analgésicos como triptanos e AINEs, manter uma dieta equilibrada evitando alimentos ricos em tiramina, e adotar técnicas de relaxamento como meditação.
Quais doenças causam convulsões?
Por Dr. Felipe Mourão 27 de maio de 2024
Convulsões podem ser causadas por doenças como epilepsia, infecções do sistema nervoso central, distúrbios metabólicos e doenças neurodegenerativas e genéticas.
Quais os sintomas de inflamação na coluna?
Por Dr. Felipe Mourão 27 de maio de 2024
Os sintomas de inflamação na coluna incluem dor persistente nas costas, rigidez especialmente após períodos de inatividade, e dor irradiada para pernas ou braços.
Mais Posts
Share by: