Layout do blog

Dr. Felipe Mourão - Neurocirurgião

23 de setembro de 2022

Especialista em dor no nervo ciático

Especialista em dor no nervo ciático

O especialista em dor no nervo ciático é o ortopedista, fisioterapeuta e neurocirurgião. Estes profissionais são aptos para avaliar, diagnosticar e tratar este tipo de problema, visando a solução definitiva e o bem estar do paciente. 

O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano, e é formado por várias raízes nervosas que se originam na coluna vertebral, ou seja, o nervo ciático tem início no final da coluna, passando pelos glúteos, parte posterior da coxa, se dividindo no joelho entre o nervo tibial e fibular comum até alcançar os pés. 


Durante este longo trajeto ele pode causar dores com sensação de formigamento, pontadas e até mesmo choques elétricos. 


Isso acontece pela compressão ou inflamação do nervo, ocasionando na dor ciática que causa sintomas como dor intensa nas costas, glúteos e pernas, além da dificuldade de manter a coluna ereta e desconfortos ao caminhar. 


É fundamental buscar ajuda médica quando esses sintomas se manifestarem para dar início ao tratamento adequado. 

Quais são os sintomas da dor no nervo ciático?

sintomas da dor no nervo ciático

Os sintomas da dor no verso ciático podem ser confundidos com problemas como hérnia de disco, espondilolistese ou mesmo artrose. Por essa razão, é fundamental procurar pelo médico especialista em coluna para um melhor diagnóstico. 


Entre os principais sintomas da dor no nervo ciático, destacam-se:



  • Dor no fundo das costas, podendo irradiar para o glúteo ou pernas;
  • Dor nas costas que se intensifica ao sentar-se;
  • Fraqueza na perna do lado afetado;
  • Sensação de choques elétricos ou queimação na região dos glúteos e pernas;
  • Sensação de formigamento na perna. 

Como é feito o diagnóstico da dor no nervo ciático?

diagnóstico da dor no nervo ciático

O diagnóstico da dor no nervo ciático pode ser feito pelo médico ortopedista, fisioterapeuta e neurocirurgião, com base nos sinais e sintomas apresentados. 


No consultório é realizado o teste de comprovação da alteração do nervo ciático que consiste em ficar deitado de barriga para cima, levantando a perna esticada da maca. Caso exista a sensação de formigamento, é identificado a compressão ciática. 


Se houver dor na perna, no momento do teste, significa uma grave alteração na coluna, como a hérnia de disco, por exemplo. 


Também pode ser necessário exames de imagem como raio-x e ressonância magnética, para uma avaliação mais ampla da coluna, ajudando a encontrar o que está comprimindo o nervo. 


Quando existe a suspeita de nervo danificado, pode ser necessário a realização de uma eletroneuromiografia, que é uma exame responsável pela avaliação do funcionamento do nervo. 

Qual é o tratamento para dor no nervo ciático?

tratamento para dor no nervo ciático

O tratamento para dor no nervo ciático pode envolver:


  • Administração de medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares;
  • Massagem para alívio da dor e melhora na movimentação;
  • Inativação de pontos-gatilhos de miofascial, por meio de alongamentos ou ondas de choque;
  • Sessões de fisioterapia para minimizar dores e possíveis inflamações.


Nos casos mais graves que não melhoram com o tratamento convervador, pode ser necessária a realização da intervenção cirúrgica. No entanto, somente o médico especialista em dor no nervo ciático pode recomendá-la.

Médico para tratar dor no nervo ciático

Para agendar uma consulta com o médico para tratar no nervo ciático, o Dr. Felipe Mourão, basta entrar em contato com a central de atendimento, pelo WhatsApp (21) 98331-1214 ou clique aqui!

COMPARTILHE O POST

FALE COM O DOUTOR
O que a estenose lombar pode causar
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
A estenose lombar causa dor lombar crônica, fraqueza muscular, perda de sensibilidade nas pernas e problemas urinários/intestinais devido à compressão nervosa.
O que fazer para acabar com a dor na cervical?
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
Para acabar com a dor cervical, mantenha boa postura, faça exercícios de alongamento e fortalecimento, use analgésicos e anti-inflamatórios, e considere fisioterapia ou neurocirurgia.
O que uma pessoa com hérnia de disco não pode fazer?
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
Uma pessoa com hérnia de disco deve evitar levantar pesos, movimentos bruscos, posturas inadequadas, atividades de alto impacto e ignorar sinais de dor para não agravar a condição.
O que pode causar dores de cabeça todos os dias?
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
Dores de cabeça diárias podem ser causadas por distúrbios vasculares, neuralgia do trigêmeo, tumores cerebrais, problemas cervicais, hipertensão intracraniana e estresse crônico.
É possível sobreviver a um aneurisma cerebral?
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
Sim, é possível sobreviver a um aneurisma cerebral com diagnóstico precoce e tratamento adequado, como clipamento cirúrgico ou embolização endovascular.
O que leva a uma crise convulsiva?
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
Uma crise convulsiva é causada por atividade elétrica anormal no cérebro, resultante de fatores como traumas cranianos, tumores, malformações vasculares e infecções intracranianas.
Qual o tempo de vida de uma pessoa com tumor cerebral benigno?
Por Dr. Felipe Mourão 27 de maio de 2024
O tempo de vida de uma pessoa com tumor cerebral benigno pode ser normal, especialmente se o tumor for tratado adequadamente.
O que é bom para enxaqueca?
Por Dr. Felipe Mourão 27 de maio de 2024
Para alívio da enxaqueca, é eficaz utilizar analgésicos como triptanos e AINEs, manter uma dieta equilibrada evitando alimentos ricos em tiramina, e adotar técnicas de relaxamento como meditação.
Quais doenças causam convulsões?
Por Dr. Felipe Mourão 27 de maio de 2024
Convulsões podem ser causadas por doenças como epilepsia, infecções do sistema nervoso central, distúrbios metabólicos e doenças neurodegenerativas e genéticas.
Quais os sintomas de inflamação na coluna?
Por Dr. Felipe Mourão 27 de maio de 2024
Os sintomas de inflamação na coluna incluem dor persistente nas costas, rigidez especialmente após períodos de inatividade, e dor irradiada para pernas ou braços.
Mais Posts
Share by: