O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano, e é formado por várias raízes nervosas que se originam na coluna vertebral, ou seja, o nervo ciático tem início no final da coluna, passando pelos glúteos, parte posterior da coxa, se dividindo no joelho entre o nervo tibial e fibular comum até alcançar os pés.
Durante este longo trajeto ele pode causar dores com sensação de formigamento, pontadas e até mesmo choques elétricos.
Isso acontece pela compressão ou inflamação do nervo, ocasionando na dor ciática que causa sintomas como dor intensa nas costas, glúteos e pernas, além da dificuldade de manter a coluna ereta e desconfortos ao caminhar.
É fundamental buscar ajuda médica quando esses sintomas se manifestarem para dar início ao tratamento adequado.
Os sintomas da dor no verso ciático podem ser confundidos com problemas como hérnia de disco, espondilolistese ou mesmo artrose. Por essa razão, é fundamental procurar pelo médico especialista em coluna para um melhor diagnóstico.
Entre os principais sintomas da dor no nervo ciático, destacam-se:
O diagnóstico da dor no nervo ciático pode ser feito pelo médico ortopedista, fisioterapeuta e neurocirurgião, com base nos sinais e sintomas apresentados.
No consultório é realizado o teste de comprovação da alteração do nervo ciático que consiste em ficar deitado de barriga para cima, levantando a perna esticada da maca. Caso exista a sensação de formigamento, é identificado a compressão ciática.
Se houver dor na perna, no momento do teste, significa uma grave alteração na coluna, como a hérnia de disco, por exemplo.
Também pode ser necessário exames de imagem como raio-x e ressonância magnética, para uma avaliação mais ampla da coluna, ajudando a encontrar o que está comprimindo o nervo.
Quando existe a suspeita de nervo danificado, pode ser necessário a realização de uma eletroneuromiografia, que é uma exame responsável pela avaliação do funcionamento do nervo.
O tratamento para dor no nervo ciático pode envolver:
Nos casos mais graves que não melhoram com o tratamento convervador, pode ser necessária a realização da intervenção cirúrgica. No entanto, somente o médico especialista em dor no nervo ciático pode recomendá-la.
Para agendar uma consulta com o médico para tratar no nervo ciático, o Dr. Felipe Mourão, basta entrar em contato com a central de atendimento, pelo WhatsApp (21) 98331-1214 ou clique aqui!
Dr. Felipe Mourão é médico Neurocirurgião no Rio de Janeiro dos principais hospitais e clínicas do Estado.
WhatsApp: 21 98331-1214 atendimento@felipemourao.com.br
Site desenvolvido pela Agência Médico, do Grupo KOP, com todos os direitos reservados para o Dr. Felipe Mourão.