Dr. Felipe Mourão - Neurocirurgião

23 de setembro de 2022

Quais os tratamentos para hérnia de disco?

Tratamentos para hérnia de disco

Os tratamentos para hérnia de disco podem variar de acordo com o grau do problema e intensidade da dor. Normalmente contam com repouso e administração de medicamentos e, em casos mais graves, a intervenção cirúrgica pode ser necessária para a solução definitiva do quadro. 

A hérnia de disco consiste em uma condição considerada comum e que pode ocorrer em toda a coluna. No entanto, as áreas mais habituais são a lombar e a cervical, pela mobilidade nessas regiões.


Os pacientes acometidos por esse problema, podem ou não apresentarem sintomas e, por essa razão, o diagnóstico muitas vezes é recebido quanto a doença já está em um nível mais complicado. 


Por ser uma doença complexa, dispõe de muitas variáveis envolvidas na decisão do tratamento e somente um médico especialista, após uma avaliação precisa pode indicar qual a melhor maneira de ser tratada. 

Quais são os sintomas da hérnia de disco?

Quais são os sintomas da hérnia de disco

Os sintomas da hérnia de disco são:



  • Dor intensa na região da coluna;
  • Dor que irradia para outros membros do corpo;
  • Cãimbras;
  • Diminuição da força muscular;
  • Formigamentos;
  • Sensação de tratamento. 


Na maioria dos casos, os sintomas podem se manifestar em apenas um lado do corpo, ou seja, quando há lesão no disco, a dor normalmente fica limitada na região do disco.


Já nos casos nos quais a hérnia de disco toca ou comprime as estruturas nervosas, a dor costuma ser em outro local ou irradiar desde a coluna até a estrutura inervada pela raiz nervosa acometida. 


A dor da hérnia de disco pode acometer especificamente uma região da coluna:


  • Hérnia de disco cervical: provoca dor ou dificuldade de movimentar o pescoço. Diminui a força dos ombros, braços e mãos e ainda pode ocasionar em dores que se irradiam;
  • Hérnia de disco torácica: causa dor no meio das costas, na região dorsal e no tórax;
  • Hérnia de disco lombar: ocasiona dor na parte inferior da coluna, irradiação do desconforto aos glúteos, pernas e pé, formigamento ou perda de força nos membros inferiores. 

Como é feito o diagnóstico da hérnia de disco?

Diagnóstico da hérnia de disco

O diagnóstico da hérnia de disco é feito por meio de exames de imagem como radiografia e ressonância magnética. 


Também pode ser necessária a realização de uma tomografia, em casos específicos, nos quais é preciso avaliar calcificações no disco. 


Além disso, o médico especialista também realiza exames físicos e analisa a história clínica do paciente, por intermédio dos relatos de como a dor está afetando o corpo, se irradia para outros membros e se existe alguma alteração na sensibilidade. 


É fundamental destacar que como os sintomas podem ser confusos, é importante que a avaliação seja feita pelo médico especialista em coluna, para um diagnóstico mais preciso. 

Qual é o tratamento para hérnia de disco?

tratamento para hérnia de disco

O tratamento para hérnia de disco varia de acordo com o grau do problema e intensidade da dor. Na grande parte dos casos, a hérnia de disco tende a melhorar por meio de tratamento clínico tradicional, isto é, sem a necessidade de cirurgia. 


Para o alívio da dor, é indicado repouso absoluto, administração de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios. 


A prática de exercícios físicos de fortalecimento, alongamentos e atividades esportivas precisam ser suspensas até que os sintomas sejam reduzidos. 


Um fator a ser mencionado, é que a hérnia de disco, em alguns casos, pode cicatrizar, sendo absorvida com o tempo. Esse período pode ser variável, desde semanas até meses. 


Trata-se de um processo natural de cura que pode ocorrer em alguns pacientes. No entanto, em casos mais graves, a cirurgia pode ser a única solução efetiva para a melhora do problema. 

Especialista em tratamento para hérnia de disco

Para agendar uma consulta com o especialista em tratamento para hérnia de disco, o Dr. Felipe Mourão, basta entrar em contato com a central de atendimento, pelo WhatsApp (21) 98331-1214 ou clique aqui!

COMPARTILHE O POST

FALE COM O DOUTOR
O que a estenose lombar pode causar
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
A estenose lombar causa dor lombar crônica, fraqueza muscular, perda de sensibilidade nas pernas e problemas urinários/intestinais devido à compressão nervosa.
O que fazer para acabar com a dor na cervical?
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
Para acabar com a dor cervical, mantenha boa postura, faça exercícios de alongamento e fortalecimento, use analgésicos e anti-inflamatórios, e considere fisioterapia ou neurocirurgia.
O que uma pessoa com hérnia de disco não pode fazer?
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
Uma pessoa com hérnia de disco deve evitar levantar pesos, movimentos bruscos, posturas inadequadas, atividades de alto impacto e ignorar sinais de dor para não agravar a condição.
O que pode causar dores de cabeça todos os dias?
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
Dores de cabeça diárias podem ser causadas por distúrbios vasculares, neuralgia do trigêmeo, tumores cerebrais, problemas cervicais, hipertensão intracraniana e estresse crônico.
É possível sobreviver a um aneurisma cerebral?
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
Sim, é possível sobreviver a um aneurisma cerebral com diagnóstico precoce e tratamento adequado, como clipamento cirúrgico ou embolização endovascular.
O que leva a uma crise convulsiva?
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
Uma crise convulsiva é causada por atividade elétrica anormal no cérebro, resultante de fatores como traumas cranianos, tumores, malformações vasculares e infecções intracranianas.
Qual o tempo de vida de uma pessoa com tumor cerebral benigno?
Por Dr. Felipe Mourão 27 de maio de 2024
O tempo de vida de uma pessoa com tumor cerebral benigno pode ser normal, especialmente se o tumor for tratado adequadamente.
O que é bom para enxaqueca?
Por Dr. Felipe Mourão 27 de maio de 2024
Para alívio da enxaqueca, é eficaz utilizar analgésicos como triptanos e AINEs, manter uma dieta equilibrada evitando alimentos ricos em tiramina, e adotar técnicas de relaxamento como meditação.
Quais doenças causam convulsões?
Por Dr. Felipe Mourão 27 de maio de 2024
Convulsões podem ser causadas por doenças como epilepsia, infecções do sistema nervoso central, distúrbios metabólicos e doenças neurodegenerativas e genéticas.
Quais os sintomas de inflamação na coluna?
Por Dr. Felipe Mourão 27 de maio de 2024
Os sintomas de inflamação na coluna incluem dor persistente nas costas, rigidez especialmente após períodos de inatividade, e dor irradiada para pernas ou braços.
Mais Posts