Dr. Felipe Mourão - Neurocirurgião
Quais os tratamentos para hérnia de disco?

Os tratamentos para hérnia de disco podem variar de acordo com o grau do problema e intensidade da dor. Normalmente contam com repouso e administração de medicamentos e, em casos mais graves, a intervenção cirúrgica pode ser necessária para a solução definitiva do quadro.
A hérnia de disco consiste em uma condição considerada comum e que pode ocorrer em toda a coluna. No entanto, as áreas mais habituais são a lombar e a cervical, pela mobilidade nessas regiões.
Os pacientes acometidos por esse problema, podem ou não apresentarem sintomas e, por essa razão, o diagnóstico muitas vezes é recebido quanto a doença já está em um nível mais complicado.
Por ser uma doença complexa, dispõe de muitas variáveis envolvidas na decisão do tratamento e somente um médico especialista, após uma avaliação precisa pode indicar qual a melhor maneira de ser tratada.
Quais são os sintomas da hérnia de disco?

Os sintomas da hérnia de disco são:
- Dor intensa na região da coluna;
- Dor que irradia para outros membros do corpo;
- Cãimbras;
- Diminuição da força muscular;
- Formigamentos;
- Sensação de tratamento.
Na maioria dos casos, os sintomas podem se manifestar em apenas um lado do corpo, ou seja, quando há lesão no disco, a dor normalmente fica limitada na região do disco.
Já nos casos nos quais a hérnia de disco toca ou comprime as estruturas nervosas, a dor costuma ser em outro local ou irradiar desde a coluna até a estrutura inervada pela raiz nervosa acometida.
A dor da hérnia de disco pode acometer especificamente uma região da coluna:
- Hérnia de disco cervical: provoca dor ou dificuldade de movimentar o pescoço. Diminui a força dos ombros, braços e mãos e ainda pode ocasionar em dores que se irradiam;
- Hérnia de disco torácica: causa dor no meio das costas, na região dorsal e no tórax;
- Hérnia de disco lombar: ocasiona dor na parte inferior da coluna, irradiação do desconforto aos glúteos, pernas e pé, formigamento ou perda de força nos membros inferiores.
Como é feito o diagnóstico da hérnia de disco?

O diagnóstico da hérnia de disco é feito por meio de exames de imagem como radiografia e ressonância magnética.
Também pode ser necessária a realização de uma tomografia, em casos específicos, nos quais é preciso avaliar calcificações no disco.
Além disso, o médico especialista também realiza exames físicos e analisa a história clínica do paciente, por intermédio dos relatos de como a dor está afetando o corpo, se irradia para outros membros e se existe alguma alteração na sensibilidade.
É fundamental destacar que como os sintomas podem ser confusos, é importante que a avaliação seja feita pelo médico especialista em coluna, para um diagnóstico mais preciso.
Qual é o tratamento para hérnia de disco?

O tratamento para hérnia de disco varia de acordo com o grau do problema e intensidade da dor. Na grande parte dos casos, a hérnia de disco tende a melhorar por meio de tratamento clínico tradicional, isto é, sem a necessidade de cirurgia.
Para o alívio da dor, é indicado repouso absoluto, administração de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios.
A prática de exercícios físicos de fortalecimento, alongamentos e atividades esportivas precisam ser suspensas até que os sintomas sejam reduzidos.
Um fator a ser mencionado, é que a hérnia de disco, em alguns casos, pode cicatrizar, sendo absorvida com o tempo. Esse período pode ser variável, desde semanas até meses.
Trata-se de um processo natural de cura que pode ocorrer em alguns pacientes. No entanto, em casos mais graves, a cirurgia pode ser a única solução efetiva para a melhora do problema.
Especialista em tratamento para hérnia de disco
Para agendar uma consulta com o especialista em tratamento para hérnia de disco, o Dr. Felipe Mourão, basta entrar em contato com a central de atendimento, pelo WhatsApp (21) 98331-1214 ou clique aqui!