O
distúrbio do déficit de atenção (DDA) é um distúrbio caracterizado pela falta de concentração em atividades diárias. Em alguns diagnósticos do distúrbio o paciente também pode apresentar impulsividade, sintoma também característico da doença.
O quadro de DDA é resultado de uma disfunção no funcionamento do córtex pré-frontal, área responsável pela atenção, organização, controle de impulsos e capacidade de expressar sentimentos, por exemplo. Essa disfunção ocorre, em parte, pela deficiência do
neurotransmissor Dopamina.
Como consequência, o paciente com déficit de atenção apresenta uma série de obstáculos internos para manter a concentração.
Em casos específicos onde o paciente necessita de concentração severa, como estudar por exemplo, tenta forçar o processo, ao invés de aumentar o tempo de foco, a atividade do córtex pré-frontal diminui, piorando o quadro e impossibilitando a concentração, tornando os gatilhos de distração ainda maiores.
Os principais sintomas do déficit de atenção incluem:
O tratamento para déficit de atenção no RJ é realizado pelo médico especialista em déficit de atenção no RJ, Dr. Felipe Mourão, de acordo com o grau de complexidade do distúrbio.
O tratamento pode incluir o uso de medicamentos capazes de auxiliar no regulamento do córtex pré-frontal. Além da possibilidade da realização de atividades terapêuticas prescritas.
Para agendar uma consulta com o neurocirurgião para tratar déficit de atenção no RJ, o Dr. Felipe Mourão, basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp 21 98331-1214, ou clique aqui.
Dr. Felipe Mourão é médico Neurocirurgião no Rio de Janeiro dos principais hospitais e clínicas do Estado.
WhatsApp: 21 98331-1214 atendimento@felipemourao.com.br
Site desenvolvido pela Agência Médico, do Grupo KOP, com todos os direitos reservados para o Dr. Felipe Mourão.