Dr. Felipe Mourão - Neurocirurgião

29 de junho de 2022

Médico que trata a dor na coluna em Nova Iguaçu

Médico que trata a dor na coluna em Nova Iguaçu

O médico que trata a dor na coluna em Nova Iguaçu é o Dr. Felipe Mourão, profissional responsável por diagnosticar as causas e indicar os melhores procedimentos para restabelecer o funcionamento da coluna.

A dor na coluna é uma condição muito comum que afeta 4 a cada 5 pessoas, isto é cerca de 80% da população é acometida por esse problema em algum momento da vida. 


Normalmente as causas dessa dor é a tensão muscular e costuma melhorar em alguns dias após os primeiros sintomas. No entanto, em casos persistentes pode ser necessário um tratamento clínico especializado.


O tratamento clínico depende da causa e pode abranger a administração de medicamentos, reabilitação motora, exercícios físicos e em alguns casos, até mesmo intervenção cirúrgica.


Os procedimentos cirúrgicos raramente são necessários, somente em casos mais graves ou quando não há resposta aos tratamentos convencionais. 


De qualquer maneira, é importante o acompanhamento médico para o alívio de sintomas e um bom progresso do problema. 

Quais são as causas da dor na coluna?

Geralmente, as causas da dor na coluna são simples e podem incluir:


  • Ausência de atividades físicas;
  • Postura inadequada;
  • Tensão muscular.


Além dos fatores destacados, outras condições podem estar relacionadas a dor na coluna, como:


  • Artrose: com o passar do tempo, os discos intervertebrais afinam e o espaço entre as vértebras fica mais estreito. O osso cresce e pode formar proeminências nas bordas das vértebras e nas articulações facetárias,o conhecido “bico de papagaio”;
  • Ciática: também conhecida como lombociatalgia, a dor na coluna pode estar relacionada com dor nas pernas e causar a sensação de dormência ou formigamento;
  • Estenose lombar: essa condição causa dor na coluna, irradiando para as pernas e geralmente o sintoma ocorre na hora de caminhar. Muitas vezes a dor nas pernas pode ser ainda mais intensa que na coluna.



Além dos fatores destacados, outras causas menos comuns englobam problemas ósseos, infecções, inflamações e até mesmo tumores. 

Quais são os tratamentos para dor na coluna?

A administração de analgésicos e a realização de atividades físicas são as medidas que normalmente são indicadas pelos médicos para o alívio de sintomas da dor na coluna.


Entretanto, em alguns casos, podem ser necessários outros tipos de tratamentos, como:


  • Fisioterapia: muito útil para tratar da força e flexibilidade do corpo. O profissional especializado seleciona diversos exercícios para melhorar a dor na coluna, como as terapias manuais, por exemplo;
  • Terapia ocupacional: caso a dor na coluna esteja impedindo as atividades rotineiras, como se vestir, lavar a louça ou dirigir, a terapia ocupacional pode auxiliar com atividades que minimizam as dores;
  • Medicamentos: analgésicos e anti inflamatórios que reduzem a dor na região. Só devem ser usados com recomendação médica;
  • Cirurgia: a intervenção cirúrgica pode ser necessária nos casos em que os tratamentos convencionais não obtêm resultados satisfatórios. Nas condições de estenose de coluna e ciática grave, normalmente a cirurgia precisa ser feita. 


São muitas as opções para um tratamento eficaz, porém é importante lembrar que todas elas necessitam de acompanhamento e recomendação médica. 

Especialista em dor na coluna em Nova Iguaçu

Para agendar uma consulta com o médico especialista em dor na coluna em Nova Iguaçu, o Dr. Felipe Mourão, basta entrar em contato com a central de atendimento, pelo WhatsApp (21) 98331-1214 ou clique aqui!

COMPARTILHE O POST

FALE COM O DOUTOR
O que a estenose lombar pode causar
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
A estenose lombar causa dor lombar crônica, fraqueza muscular, perda de sensibilidade nas pernas e problemas urinários/intestinais devido à compressão nervosa.
O que fazer para acabar com a dor na cervical?
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
Para acabar com a dor cervical, mantenha boa postura, faça exercícios de alongamento e fortalecimento, use analgésicos e anti-inflamatórios, e considere fisioterapia ou neurocirurgia.
O que uma pessoa com hérnia de disco não pode fazer?
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
Uma pessoa com hérnia de disco deve evitar levantar pesos, movimentos bruscos, posturas inadequadas, atividades de alto impacto e ignorar sinais de dor para não agravar a condição.
O que pode causar dores de cabeça todos os dias?
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
Dores de cabeça diárias podem ser causadas por distúrbios vasculares, neuralgia do trigêmeo, tumores cerebrais, problemas cervicais, hipertensão intracraniana e estresse crônico.
É possível sobreviver a um aneurisma cerebral?
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
Sim, é possível sobreviver a um aneurisma cerebral com diagnóstico precoce e tratamento adequado, como clipamento cirúrgico ou embolização endovascular.
O que leva a uma crise convulsiva?
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
Uma crise convulsiva é causada por atividade elétrica anormal no cérebro, resultante de fatores como traumas cranianos, tumores, malformações vasculares e infecções intracranianas.
Qual o tempo de vida de uma pessoa com tumor cerebral benigno?
Por Dr. Felipe Mourão 27 de maio de 2024
O tempo de vida de uma pessoa com tumor cerebral benigno pode ser normal, especialmente se o tumor for tratado adequadamente.
O que é bom para enxaqueca?
Por Dr. Felipe Mourão 27 de maio de 2024
Para alívio da enxaqueca, é eficaz utilizar analgésicos como triptanos e AINEs, manter uma dieta equilibrada evitando alimentos ricos em tiramina, e adotar técnicas de relaxamento como meditação.
Quais doenças causam convulsões?
Por Dr. Felipe Mourão 27 de maio de 2024
Convulsões podem ser causadas por doenças como epilepsia, infecções do sistema nervoso central, distúrbios metabólicos e doenças neurodegenerativas e genéticas.
Quais os sintomas de inflamação na coluna?
Por Dr. Felipe Mourão 27 de maio de 2024
Os sintomas de inflamação na coluna incluem dor persistente nas costas, rigidez especialmente após períodos de inatividade, e dor irradiada para pernas ou braços.
Mais Posts