A dor na cervical, também chamada de cervicalgia, é caracterizada por desconfortos na região do pescoço e podem surgir de uma série de fatores, principalmente o sedentarismo, má postura, esforços repetitivos e até mesmo pelo envelhecimento.
Alguns casos podem ocorrer tendo o estresse, depressão e hérnia de disco como causador principal, porém também pode ser originado por questões neurológicas e doenças reumatológicas.
A coluna cervical é responsável pela proteção da medula espinhal. Ela oferece sustentação ao crânio e possui uma anatomia específica, instituída por ligamentos, músculos, vértebras, disco invertebral e estruturas neurológicas.
Em casos mais leves, os pacientes podem apresentar dores no pescoço, rigidez, limitações nos movimentos, cefaleia e torcicolo.
Já nas condições mais graves e avançadas podem haver dormência na região cervical, febre alta e redução de força nos braços e nas pernas.
Na maioria das vezes, os sintomas podem reduzir de maneira espontânea algumas semanas após se manifestarem, mas é fundamental buscar auxílio médico para uma análise mais profunda da causa do problema.
O médico especialista irá solicitar determinados exames de imagem para identificar se existe uma condição associada a essas dores, como hérnias de disco, artrose, fraturas ou infecções.
As opções de tratamento para a dor cervical depende da gravidade da condição e se existem lesões na região. Além disso, alguns fatores como a idade e o histórico clínico do paciente também são levados em consideração.
Inicialmente, o médico especialista poderá recomendar o repouso que equivale a evitar esforços repetitivos e descansar o local afetado.
Também pode ser recomendado ao paciente que realize possíveis mudanças em sua rotina diária como a troca do colchão e travesseiro atual por anatômicos e para praticar regularmente atividades físicas direcionadas ao fortalecimento da coluna cervical.
Para agendar uma consulta com o médico para tratar dor cervical na Barra da Tijuca, o Dr. Felipe Mourão, basta entrar em contato com a central de atendimento, pelo WhatsApp (21) 98331-1214 ou clique aqui!
Dr. Felipe Mourão é médico Neurocirurgião no Rio de Janeiro dos principais hospitais e clínicas do Estado.
WhatsApp: 21 98331-1214 atendimento@felipemourao.com.br
Site desenvolvido pela Agência Médico, do Grupo KOP, com todos os direitos reservados para o Dr. Felipe Mourão.