A queimação nas costas apresenta-se de várias maneiras, dentre elas apenas em um dos lados (esquerdo ou direito), na região lombar ou perto do pescoço, e pode vir acompanhada de dor e até irradiar para a região abdominal, a depender da localização e causa do sintoma.
Em regra, é um sintoma temporário, e deve desaparecer com mudanças de hábitos e práticas de exercícios físicos – principalmente os que trabalham o alongamento – porém, caso a dor persista, o médico deve ser consultado.
Para aliviar a sensação de queimação na coluna, o ideal é buscar relaxar a musculatura atingida, aplicando calor no local com bolsas de água quente, uso de pomadas e massagem para promover maior circulação sanguínea no local.
Em alguns casos, o médico neurologista especializado em patologias da coluna pode prescrever o uso de relaxantes musculares, analgésicos e anti-inflamatórios para aliviar a dor.
Além disso, para prevenir problemas na coluna, o ideal é sempre fortalecer e alongar os músculos, através da prática de exercícios físicos, alimentação equilibrada e hidratação adequada, uma vez que as principais causas de dor na coluna estão relacionadas ao sedentarismo, obesidade e postura inadequada.
Deve-se procurar um médico para queimação se a dor for persistente, ou muito intensa. Ou, ainda, quando vier acompanhada de outros sintomas como formigamento, dormência, perda de movimentos, rigidez muscular, coceira, febre, ou sensação de calor em toda a extensão das costas.
O médico neurologista vai investigar a causa do sintoma, e prescrever o tratamento adequado de acordo com o estado de saúde do paciente. É muito importante evitar a automedicação, que pode vir a prejudicar o quadro, pois os remédios apenas retiram a dor momentaneamente, sem tratar a causa do problema, além disso, alguns medicamentos podem causar dependência, fazendo com que o paciente precise aumentar constantemente a dosagem para alcançar o resultado desejado.
O tratamento para queimação na coluna é realizado de acordo com o diagnóstico do paciente. Na maioria dos casos, o acompanhamento clínico é bastante eficaz na resolução do problema. Em alguns pacientes, apenas a mudança de hábitos, associada à prática de exercícios físicos é suficiente para evitar os problemas de coluna
Normalmente, quando o paciente já se encontra em crise de dor, pode ser prescrito o uso de analgésicos e anti-inflamatórios, tratamentos fisioterápicos, RPG e, em poucos quadros, cirurgia.
O médico para tratar a queimação na coluna no RJ é o Dr. Felipe Mourão, neurocirurgião experiente no diagnóstico e tratamento de condições e patologias que acometem a saúde do crânio e da coluna, para agendar uma consulta basta entrar em contato com a central de atendimento, pelo WhatsApp (21) 98331-1214 ou
clique aqui!
Dr. Felipe Mourão é médico Neurocirurgião no Rio de Janeiro dos principais hospitais e clínicas do Estado.
WhatsApp: 21 98331-1214 atendimento@felipemourao.com.br
Site desenvolvido pela Agência Médico, do Grupo KOP, com todos os direitos reservados para o Dr. Felipe Mourão.