Em muitos casos a hérnia de disco está ligada ao sedentarismo e a questões associadas ao sobrepeso. Por isso, é importante manter o peso ideal para evitar que haja um grande impacto na coluna vertebral, que sofre diariamente com os movimentos feitos de forma errada ou com grande esforço. Para evitar esse problema, pratique atividades físicas, como caminhada, para manter sua mobilidade e não reduzí-la.
A hérnia de disco é provocada pelo desgaste dos discos intervertebrais. Quando afetado, os disco comprimem as raízes nervosas que emergem da coluna; esse fator provocar dor intensa.
Os discos intervertebrais se desgastam com o passar do tempo e também com o esforço repetitivo, essas ações facilitam a formação de hérnias de disco, que nada mais é a saída da posição normal dos discos e compressão das raízes nervosas que emergem da coluna. O problema atinge as regiões lombar e cervical, pois elas são áreas que ficam mais expostas e a sobrecarga.
As causas da hernia de disco podem ser provocadas pela predisposição genética, que é o principal fator para a formação de hérnias discais. Além disso, o envelhecimento, sedentarismo e tabagismo também são ações que provocam riscos. Assim como carregar ou levantar muito peso, ação que pode comprometer a integridade do sistema muscular responsável pela sustentação da coluna vertebral.
São vários os sintomas da hérnia de disco e eles estão associados à área em que foi comprimida a raiz nervosa. Os mais prováveis são:
Mas a hérnia de disco pode não apresentar sintomas ou provocar incômodos leves que não atrapalhem.
Mas, em alguns casos, a hérnia de disco pode não apresentar sintomas (assintomática) ou, então, provocar dor de intensidade leve, moderada ou tão forte que chega a ser incapacitante.
O público que corre mais risco de desenvolver a hérnia de disco é quem tem entre 30 e 50 anos. Estudos radiológicos apontam que 30% da população com mais de 50 anos sofre com alguma forma assintomática de hérnia de disco.
Para agendar uma consulta com o médico para tratar hérnia de disco no RJ, Dr. Felipe Mourão, basta entrar em contato com a central de atendimento, pelo WhatsApp (21) 98331-1214 ou clique aqui!
Dr. Felipe Mourão é médico Neurocirurgião no Rio de Janeiro dos principais hospitais e clínicas do Estado.
WhatsApp: 21 98331-1214 atendimento@felipemourao.com.br
Site desenvolvido pela Agência Médico, do Grupo KOP, com todos os direitos reservados para o Dr. Felipe Mourão.