A dor cervical normalmente é causada pela tensão na musculatura que acarreta em sobrecarga na coluna cervical. Esta causa pode estar relacionada a má postura, excesso ou falta de sono, posições inadequadas ao dormir, mudança de colchão ou travesseiro, estresse, alterações bruscas de temperatura, e outras situações que causam a tensão muscular.
Para evitar a cervicalgia por causas mecânicas, é ideal trabalhar a musculatura, com alongamento e fortalecimento da cervical, praticando exercícios físicos moderados, participando de sessões de alongamento, aulas de yoga, e, em alguns casos, o paciente pode ser encaminhado para a fisioterapia ou RPG.
Outra causa comum que pode provocar a cervicalgia está relacionada com o envelhecimento das articulações da cervical, e caracteriza-se por ser uma dor que se inicia na região da nuca e desce para os braços, limitando os movimentos. Nesses casos, para evitar novas crises, é indicado o alongamento da região com o fim de melhorar a condição da musculatura, diminuindo a pressão existente, fazendo com que o processo de desgaste, o que é inevitável evolua de forma mais lenta.
Na maioria dos casos, o tratamento é realizado clinicamente, com o uso de medicações e técnicas que ajudam a aliviar a pressão na coluna cervical.
Dentre os medicamentos mais utilizados estão os analgésicos, anti-inflamatórios, relaxantes musculares e corticoides. A medicação vai variar de acordo com o quadro clínico do paciente, e só deve ser utilizada após indicada pelo médico neurologista.
O tratamento medicamentoso provavelmente será prescrito via oral, porém, em alguns casos, pode ser necessário inserir a medicação diretamente na coluna, com o uso de injeções.
Ainda, pode-se indicar o uso de colares cervicais para limitar o movimento do pescoço por alguns dias, preservando a estabilização da coluna.
Além disso, é possível ser incorporado ao tratamento sessões de fisioterapia, RPG e massagem para aliviar os sintomas e, após a crise, fortalecer a musculatura para evitar novos episódios de cervicalgia.
Em poucos casos, quando o tratamento clínico não é recomendado, não surtiu resultados, ou quando há sintomas neurológicos persistentes, pode ser indicada a cirurgia na coluna cervical.
O médico para tratar a cervicalgia
no Rio de Janeiro é o Dr. Felipe Mourão, neurocirurgião experiente no diagnóstico e tratamento de condições e patologias que acometem a saúde do crânio e da coluna. Para agendar uma consulta basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp
clicando aqui!
Dr. Felipe Mourão é médico Neurocirurgião no Rio de Janeiro dos principais hospitais e clínicas do Estado.
WhatsApp: 21 98331-1214 atendimento@felipemourao.com.br
Site desenvolvido pela Agência Médico, do Grupo KOP, com todos os direitos reservados para o Dr. Felipe Mourão.