Layout do blog

Dr. Felipe Mourão - Neurocirurgião

11 de julho de 2022

Quais os sinais de uma cervical inflamada?

Quais os sinais de uma cervical inflamada?

Os sinais e sintomas de uma cervical inflamada são principalmente o famoso torcicolo. O quadro apresenta sintomas de rigidez cervical, queimação e dor local.

A dor cervical, também conhecida como cervicalgia ou mesmo torcicolo, é muito comum na população em geral e pode ocorrer em algum momento da vida da maioria das pessoas.


Muitas vezes associamos isso a alguma postura errada ou até mesmo a mudanças de temperatura depois de ir para a cama, como usar o ar condicionado. Esses fatores podem ou não estar relacionados, porém, algum tipo de doença degenerativa da coluna costuma estar presente.


A doença degenerativa é definida como qualquer tipo de desgaste ósseo e articular que está mais ou menos presente e muitas vezes aumenta com o passar dos anos.


Portanto, em alguns casos, nem sempre conseguimos vincular esse desgaste a determinadas condições ou fatores de risco aos quais os pacientes são suscetíveis. Genética ou mesmo fatores desconhecidos podem ser a causa.

O que pode causar dor cervical?

O que pode causar dor cervical?

Os ossos tendem a mudar de forma com a idade. Na coluna, essas mudanças podem produzir alguns "osteófitos" (o famoso "bico de papagaio").


Este é um processo natural em todas as pessoas e é uma tentativa da coluna de estabilizar o movimento excessivo que pode ocorrer devido ao desgaste do ligamento, desgaste do disco e perda de massa muscular.


A presença desses osteófitos pode ocupar espaço e comprimir áreas onde as estruturas nervosas estão presentes, causando dor.


Além da dor, dormência, formigamento e até fraqueza também podem ocorrer. Esse processo de formação de osteófitos e espaço reduzido para estruturas neurais é chamado de "estenose".


As condições cervicais mais comuns que podem causar dor são:



  • Contraturas musculares (torcicolo);
  • Espondilose cervical (desgaste ósseo e articular/artropatia);
  • Estenose da coluna cervical (estreitamento de nervos/canais radiculares);
  • hérnia de disco cervical (deslocamento do disco de seu espaço habitual);
  • Reumatismo;
  • Tumor;
  • Lesão geral.

Como é feito o diagnóstico para dor cervical?

Como é feito o diagnóstico para dor cervical?

O diagnóstico para dor cervical é feito a partir da anamnese e a inspeção do paciente, buscando alterações que indiquem postura viciosa ou antálgica, seguindo para realização de exercícios físicos onde o paciente deverá executar movimentos da região cervical  como flexão, extensão, lateralização e rotação, observando-se bloqueios e possíveis dores relacionadas. 


Em casos necessários alguns exames podem ser solicitados para complementar o diagnóstico do paciente, sendo na grande maioria dos casos a realização da ressonância magnética.

Como tratar a dor cervical?

Como tratar a dor cervical?

O tratamento para dor cervical varia de acordo com a patologia causadora das dores e impossibilidade de tratamento. No entanto, grande parte dos pacientes são submetidos ao tratamento conservador onde deverá utilizar anti-inflamatórios (tempo definido pelo médico) e mudança de hábitos comportamentais.


Pacientes com caso de maior complexidade poderão ser submetidos a um procedimento cirúrgico.

Médico especialista em dor cervical

Para agendar uma consulta com o médico especialista em dor cervical em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, o Dr. Felipe Mourão, basta entrar em contato com a central de atendimento, pelo WhatsApp (21) 98331-1214 ou clique aqui!

COMPARTILHE O POST

FALE COM O DOUTOR
O que a estenose lombar pode causar
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
A estenose lombar causa dor lombar crônica, fraqueza muscular, perda de sensibilidade nas pernas e problemas urinários/intestinais devido à compressão nervosa.
O que fazer para acabar com a dor na cervical?
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
Para acabar com a dor cervical, mantenha boa postura, faça exercícios de alongamento e fortalecimento, use analgésicos e anti-inflamatórios, e considere fisioterapia ou neurocirurgia.
O que uma pessoa com hérnia de disco não pode fazer?
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
Uma pessoa com hérnia de disco deve evitar levantar pesos, movimentos bruscos, posturas inadequadas, atividades de alto impacto e ignorar sinais de dor para não agravar a condição.
O que pode causar dores de cabeça todos os dias?
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
Dores de cabeça diárias podem ser causadas por distúrbios vasculares, neuralgia do trigêmeo, tumores cerebrais, problemas cervicais, hipertensão intracraniana e estresse crônico.
É possível sobreviver a um aneurisma cerebral?
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
Sim, é possível sobreviver a um aneurisma cerebral com diagnóstico precoce e tratamento adequado, como clipamento cirúrgico ou embolização endovascular.
O que leva a uma crise convulsiva?
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
Uma crise convulsiva é causada por atividade elétrica anormal no cérebro, resultante de fatores como traumas cranianos, tumores, malformações vasculares e infecções intracranianas.
Qual o tempo de vida de uma pessoa com tumor cerebral benigno?
Por Dr. Felipe Mourão 27 de maio de 2024
O tempo de vida de uma pessoa com tumor cerebral benigno pode ser normal, especialmente se o tumor for tratado adequadamente.
O que é bom para enxaqueca?
Por Dr. Felipe Mourão 27 de maio de 2024
Para alívio da enxaqueca, é eficaz utilizar analgésicos como triptanos e AINEs, manter uma dieta equilibrada evitando alimentos ricos em tiramina, e adotar técnicas de relaxamento como meditação.
Quais doenças causam convulsões?
Por Dr. Felipe Mourão 27 de maio de 2024
Convulsões podem ser causadas por doenças como epilepsia, infecções do sistema nervoso central, distúrbios metabólicos e doenças neurodegenerativas e genéticas.
Quais os sintomas de inflamação na coluna?
Por Dr. Felipe Mourão 27 de maio de 2024
Os sintomas de inflamação na coluna incluem dor persistente nas costas, rigidez especialmente após períodos de inatividade, e dor irradiada para pernas ou braços.
Mais Posts
Share by: