Dr. Felipe Mourão - Neurocirurgião
Qual o médico que trata a dor ciática?

O médico que trata a dor ciática é o neurocirurgião e o ortopedista, para diagnóstico e tratamento (principalmente cirúrgico) dos casos. Os fisioterapêutas podem tratar pacientes com o método conservador.
O nervo ciático origina-se de várias raízes nervosas que saem da extremidade da coluna lombar, mais precisamente das raízes L4, L5, S1, S2 e S3. Ele controla as articulações do quadril, joelho e tornozelo, bem como os músculos das pernas e pés.
A pressão neste nervo pode causar inflamação, o que pode levar ao que é chamado de ciática. A causa mais comum desse tipo de dor no nervo é uma hérnia de disco (um problema com o disco de cartilagem entre as vértebras).
Outra causa menos comum de compressão do nervo ciático ocorre quando ele passa pelo piriforme (músculo glúteo). Essa compressão ocorre principalmente em atletas e corredores que tendem a aumentar o volume desse músculo.
Quais os sintomas de problemas no nervo ciático?
Além da comum dor nas costas relatada por grande parte dos pacientes, o nervo ciático, entretanto, apresenta outros sintomas, como:
- Dor lombar;
- Dor na parte posterior da perna e glúteo;
- Sensação de choque queimação nas pernas;
- Diminuição da força no membro inferior;
- Dor que passa com repouso;
- Piora da dor ao sentar ou permanecer em pé por um longo período;
- Dor nas costas que dói ao espirrar e tossir.
Exame para dor no nervo ciático

O exame para dor no nervo ciático deve ser solicitado de acordo com os sintomas e a anamnese realizada pelo médico. Em geral, grande parte dos pacientes é submetida ao teste de lasègue, um procedimento sensível que pode detectar dor quando o nervo ciático é comprimido.
O teste é feito com o paciente deitado e estendendo a perna, o que causa uma dor intensa e irritante até o pé. Além disso, também pode ocorrer fraqueza ou perda de sensibilidade em certas partes das extremidades inferiores.
Alguns exames de imagem como tomografia computadorizada ou ressonância magnética da coluna lombar podem ser necessários, principalmente para exclusão de suspeita de outros quadros clínicos.
Tratamento para dor no nervo ciático
O tratamento para dor no nervo ciático varia de acordo com o grau de complexidade do quadro clínico do paciente, podendo ser conservador ou cirúrgico.
Tratamento conservador para nervo ciático
O tratamento conservador para nervo ciático pode incluir o uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, realização de fisioterapia regularmente, aplicação de gelo ou aquecimento localizado e injeções de corticosteróides.
Cirurgia para nervo ciático
Quando o tratamento clínico não melhora, a cirurgia para nervo ciático visa a remoção da hérnia de disco, para a qual se utiliza microscópio ou endoscopia. O procedimento a ser realizado deve ser definido pelo especialista.
Médico que trata dor no nervo ciático
Para agendar uma consulta com o médico que trata dor no nervo ciático, o Dr. Felipe Mourão, basta entrar em contato com a central de atendimento do pelo WhatsApp 21 98331-1214, ou clique aqui.