Layout do blog

Dr. Felipe Mourão - Neurocirurgião

17 de novembro de 2022

Qual médico trata queimação na coluna?

Qual médico trata queimação na coluna

O médico que trata queimação na coluna é o neurocirurgião, ortopedista, reumatologista,  fisiatra e o anestesista especialista em dor.  O médico neurocirurgião possui toda expertise médica necessária para diagnosticar e tratar doenças do sistema nervoso central e periférico, que podem atingir regiões como nervos, medula espinhal e gânglios.

Dor e queimação na coluna são sinais de que algo não está funcionando bem, o que significa que o corpo pode ter sido afetado por uma lesão ou doença crônica que pode ser a causa do problema.


Na maioria das vezes, a dor nas costas é uma condição muscular, ou seja, causada por má postura, estresse, fadiga, esforço físico excessivo e outros fatores que podem ser combatidos com medicamentos e novos hábitos.


Entretanto, a queimação ou dor na coluna pode ter diferentes causas, se diagnosticados precocemente, eles receberão um tratamento mais eficaz. Algumas das principais causas são:



  • Dor nos ligamentos: é causada por problemas nos ligamentos que conectam o quadril ao ombro. Dormência e formigamento podem ocorrer quando as toxinas se acumulam nessas áreas;
  • Fadiga muscular: ocorre quando o corpo está excessivamente ativo ou realizando tarefas fora da vida diária. Isso ocorre devido ao acúmulo de ácido no tecido muscular;
  • Osteoartrite da coluna vertebral: É uma alteração degenerativa na coluna vertebral que causa dor em queimação e desconforto na área. A dor varia e aumenta com o movimento do corpo;
  • Hérnias de disco: além de dor e queimação, podem causar alterações neurológicas. A intensidade dos sintomas varia dependendo da localização da hérnia.

Como diagnosticar queimação na coluna?

Como diagnosticar queimação na coluna

Para diagnosticar queimação na coluna são usados, principalmente, os exames de imagem. Esses exames apresentam dados mais detalhados que permitem analisar cuidadosamente as causas da queimação. Dentre os exames, estão a Ressonância e a Tomografia. 

Ressonância magnética da coluna

Uma ressonância magnética da coluna é um exame não invasivo que pode diagnosticar muitas condições. Campos magnéticos poderosos, ondas de rádio e computadores são usados ​​para gerar imagens detalhadas das estruturas internas do corpo. A ressonância magnética não usa radiação.


Imagens detalhadas permitem que os médicos examinem o corpo humano e detectem muitas doenças. As imagens podem ser verificadas em um computador, impressas, copiadas para um CD ou visualizadas em um servidor em nuvem.

Tomografia computadorizada da coluna

Uma tomografia computadorizada da coluna vertebral examina os ossos, articulações e tecidos moles da coluna lombar. O teste pode determinar a presença de tumores, lesões, infecções, hérnias e outras complicações.


Também pode ser feito em pacientes que não são elegíveis para ressonância magnética, como aqueles com pinos e parafusos de metal na coluna.

Qual o tratamento para queimação na coluna?

tratamento para queimação na coluna

O tratamento para queimação para coluna pode ser realizado com o uso de remédios analgésicos, repouso, sessões de fisioterapia, uso de coletes ou ortóteses e até cirurgias, em casos de maior complexidade clínica, como hérnia de disco ou comprometimento dos movimentos. O tratamento é definido de acordo com a patologia diagnosticada.


O médico para tratar queimação na coluna no RJ é o o Dr. Felipe Mourão, para agendar uma consulta basta entrar em contato com a central de atendimento, pelo WhatsApp (21) 98331-1214 ou clique aqui!

COMPARTILHE O POST

FALE COM O DOUTOR
O que a estenose lombar pode causar
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
A estenose lombar causa dor lombar crônica, fraqueza muscular, perda de sensibilidade nas pernas e problemas urinários/intestinais devido à compressão nervosa.
O que fazer para acabar com a dor na cervical?
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
Para acabar com a dor cervical, mantenha boa postura, faça exercícios de alongamento e fortalecimento, use analgésicos e anti-inflamatórios, e considere fisioterapia ou neurocirurgia.
O que uma pessoa com hérnia de disco não pode fazer?
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
Uma pessoa com hérnia de disco deve evitar levantar pesos, movimentos bruscos, posturas inadequadas, atividades de alto impacto e ignorar sinais de dor para não agravar a condição.
O que pode causar dores de cabeça todos os dias?
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
Dores de cabeça diárias podem ser causadas por distúrbios vasculares, neuralgia do trigêmeo, tumores cerebrais, problemas cervicais, hipertensão intracraniana e estresse crônico.
É possível sobreviver a um aneurisma cerebral?
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
Sim, é possível sobreviver a um aneurisma cerebral com diagnóstico precoce e tratamento adequado, como clipamento cirúrgico ou embolização endovascular.
O que leva a uma crise convulsiva?
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
Uma crise convulsiva é causada por atividade elétrica anormal no cérebro, resultante de fatores como traumas cranianos, tumores, malformações vasculares e infecções intracranianas.
Qual o tempo de vida de uma pessoa com tumor cerebral benigno?
Por Dr. Felipe Mourão 27 de maio de 2024
O tempo de vida de uma pessoa com tumor cerebral benigno pode ser normal, especialmente se o tumor for tratado adequadamente.
O que é bom para enxaqueca?
Por Dr. Felipe Mourão 27 de maio de 2024
Para alívio da enxaqueca, é eficaz utilizar analgésicos como triptanos e AINEs, manter uma dieta equilibrada evitando alimentos ricos em tiramina, e adotar técnicas de relaxamento como meditação.
Quais doenças causam convulsões?
Por Dr. Felipe Mourão 27 de maio de 2024
Convulsões podem ser causadas por doenças como epilepsia, infecções do sistema nervoso central, distúrbios metabólicos e doenças neurodegenerativas e genéticas.
Quais os sintomas de inflamação na coluna?
Por Dr. Felipe Mourão 27 de maio de 2024
Os sintomas de inflamação na coluna incluem dor persistente nas costas, rigidez especialmente após períodos de inatividade, e dor irradiada para pernas ou braços.
Mais Posts
Share by: