Uma hérnia de disco ocorre quando uma há uma ruptura na “capa” do disco (fissura do ânulo fibroso). Essa "cobertura" é chamada de anel fibroso e consiste em várias fibras. Quando isso acontece, o conteúdo gelatinoso (o núcleo pulposo) costuma vazar.
A passagem (canal espinhal) por onde passam os nervos espinhais tem espaço limitado. Então, quando o disco começa a ocupar esse espaço limitado à raiz nervosa, geralmente ocorre compressão do nervo e dor.
Uma hérnia de disco (ou hérnia) geralmente é causada por esforço excessivo ou trauma. No entanto, alguns pacientes podem desenvolver hérnia de disco devido ao envelhecimento natural da coluna e fatores genéticos.
A hérnia de disco aguda é caracterizada por uma crise de dor com duração inferior a 12 semanas. Nesses casos, o desconforto é na coluna lombar, entre a última costela e o quadril do paciente, e piora conforme o paciente se movimenta. Dessa forma, o paciente acaba andando com o corpo tenso ou "rígido".
A hérnia de disco crônica ocorre quando a dor persiste por mais de 12 semanas, muitas vezes é chamada de dor lombar crônica. Devido a diferentes causas, conhecidas como multifatoriais. Além do período de 12 semanas os episódios podem ocorrer frequentemente, mas com pausas, como 4 ,meses de dor a cada 30 dias, por exemplo.
Os principais sintomas da hérnia de disco são:
A hérnia de disco pode identificar vários graus de restrição, e a dor resultante pode variar amplamente em intensidade e localização. Na maioria dos casos, é sentida apenas em um lado do corpo.
Se um disco está lesionado, mas não está herniado ou visivelmente deslocado, a dor geralmente é limitada à área do disco. Como exemplo comum, temos uma ruptura ou fissura no anel (tampa do disco).
Nos casos em que uma hérnia de disco realmente toca ou comprime uma estrutura nervosa, a dor geralmente é desviada para outro local, irradiando-se da coluna vertebral para estruturas inervadas pela raiz nervosa afetada.
Para aliviar uma crise de hérnia de disco, recomenda-se repouso relativo, analgésicos, anti-inflamatórios e, às vezes, até opioides durante os primeiros dias de crise aguda, que deve ser prescrito pelo médico especializado.
Com a minimização da dor é bem-vinda a realização de exercícios de fortalecimento, exercícios de alongamento e atividades físicas devem ser interrompidos até que os sintomas agudos melhorem.
Em casos de tratamentos conservadores (como o citado acima, com o uso de medicação) não seja eficaz, o paciente poderá necessitar de uma cirurgia.
A cirurgia para uma hérnia de disco em qualquer nível da coluna é necessária quando não há resposta à terapia clínica, quando os sintomas dolorosos persistem ou quando há sinais neurológicos eventualmente associados e progressivos. Isso ocorre em um pequeno número de pacientes com hérnia de disco.
O médico para tratar crise de hérnia de disco no RJ é o Dr. Felipe Mourão, para agendar uma consulta basta entrar em contato com a central de atendimento, pelo WhatsApp (21) 98331-1214 ou
clique aqui!
Dr. Felipe Mourão é médico Neurocirurgião no Rio de Janeiro dos principais hospitais e clínicas do Estado.
WhatsApp: 21 98331-1214 atendimento@felipemourao.com.br
Site desenvolvido pela Agência Médico, do Grupo KOP, com todos os direitos reservados para o Dr. Felipe Mourão.