A queimação na coluna pode estar relacionada a problemas nos ligamentos quando as toxinas se acumulam em dormência e formigamento. Outra causa pode ser a fadiga muscular, devido ao acúmulo de ácido lático no tecido muscular, se houver produção excessiva desse ácido, o processo natural de liberação dessa substância começa a desacelerar, levando à queima.
A parte mais difícil de lidar com esse sintoma é que, em alguns casos, a sensação de queimação nas costas não requer nenhum exercício e, às vezes, o desconforto pode aparecer por conta própria devido ao excesso de pressão. Embora nem toda dor nas costas esteja relacionada à sensação de queimação, muitas vezes é o resultado.
Os idosos experimentam essas sensações com mais frequência porque são mais suscetíveis a muitas causas desses sintomas.
Recomenda-se procurar um médico para queimação na coluna o mais rápido possível se a queimação for intensa, ou se o paciente apresenta outros sintomas como:
Esses sintomas podem indicar casos de maior complexidade e que não terão seus sintomas minimizados dentro de alguns dias, o que poderá comprometer a saúde, o bem-estar e qualidade de vida do paciente.
Para aliviar a queimação na coluna o paciente poderá realizar algumas tarefas diárias simples como:
Uma das causas das dores nas costas é o excesso de peso, pois exerce pressão sobre as articulações. Portanto, depois que os sintomas de dor nas costas diminuírem, é importante praticar atividades físicas regulares e tentar manter uma dieta balanceada para evitar que as dores voltem.
Para alívio imediato da dor nas costas, o paciente pode aplicar uma compressa quente na área dolorida e deixá-la por 15 a 20 minutos, O calor melhora a circulação e relaxa os músculos, de modo que o desconforto geralmente é aliviado rapidamente.
O alongamento pode aliviar a dor e a tensão muscular pode relaxar a área dolorida e, muitas vezes, aliviar os sintomas.
Manter uma boa postura ao longo do dia pode prevenir dores nas costas e ajudar a controlar a dor quando ela começar. Alguns exercícios podem ser feitos em casa, mas caso seja possível o paciente pode procurar um profissional qualificado para acompanhamento destas atividades com estratégias personalizadas.
O tratamento para queimação na coluna é realizado de acordo com o diagnóstico do paciente. O tratamento pode ser realizado com o uso de analgésicos e antiinflamatórios, tratamentos fisioterápicos, procedimentos de infiltração na coluna e cirurgia.
O médico para tratar queimação na coluna no RJ é o Dr. Felipe Mourão, para agendar uma consulta basta entrar em contato com a central de atendimento, pelo WhatsApp (21) 98331-1214 ou
clique aqui!
Dr. Felipe Mourão é médico Neurocirurgião no Rio de Janeiro dos principais hospitais e clínicas do Estado.
WhatsApp: 21 98331-1214 atendimento@felipemourao.com.br
Site desenvolvido pela Agência Médico, do Grupo KOP, com todos os direitos reservados para o Dr. Felipe Mourão.