Layout do blog

Dr. Felipe Mourão - Neurocirurgião

24 de junho de 2022

Tratamento de coluna lombar na Barra da Tijuca

Tratamento de coluna lombar na Barra da Tijuca

O tratamento de coluna lombar na Barra da Tijuca é realizado pelo Dr. Felipe Mourão, profissional especializado que visa diagnosticar e tratar as condições associadas à coluna de maneira humanizada e competente.

A dor na coluna lombar, também chamada de lombalgia, ocorre na parte inferior da coluna vertebral e é uma condição muito comum entre homens e mulheres de diversas faixas etárias. 


A causa deste problema normalmente é gerada por uma lesão em um músculo e os principais motivos para isso acontecer é a má postura, ou seja, posições erradas no ambiente de trabalho,execução de tarefas diárias, e principalmente na realização de exercícios físicos.


As dores na coluna lombar podem ser divididas entre agudas ou crônicas e a única coisa que as diferencia é o tempo de duração. São muitos os indivíduos acometidos por essa condição, normalmente afeta 7 a cada 10 pessoas. 

Quais são os sintomas dos problemas na coluna lombar?

A dor na coluna lombar é o primeiro sintoma de lombalgia. No entanto, alguns outros indícios podem surgir, como:


  • Dores que se agravam com o movimento de sentar-se, levantar-se ou se inclinar;
  • Irradiação da dor para glúteos, coxas ou joelhos;
  • Alívio da dor com repouso e calor;
  • Fatores psicológicos e laborais estressantes;
  • Existência de lesões mecânicas ou traumas, com ou sem fratura.


Geralmente a dor nas costas costuma ser pior do que a dor que surge nas coxas. Ao menor sinal, é fundamental procurar o médico especialista. 

Qual o diagnóstico e tratamento para condições da coluna lombar?

O diagnóstico bem como as causas da dor na coluna lombar são identificadas após a avaliação clínica e o histórico do paciente. 


O médico especialista irá pedir exames complementares como raio-x, ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética para uma análise mais detalhada. 


O tratamento tem como finalidade aliviar a dor, restabelecer a habilidade operacional e prevenir a doença de se tornar crônica. 


Há numerosas intervenções terapêuticas disponíveis, como administração de analgésicos, anti-inflamatórios, corticoides e relaxantes musculares. Em alguns casos, pode ser necessário a realização de cirurgia. 


Outros tipos de tratamentos como a fisioterapia, massagens e técnicas alternativas como RPG ou pilates, por exemplo, que auxiliam na diminuição dos sintomas e na prevenção da doença. 


Alguns cuidados podem ajudar a evitar ou aliviar os efeitos da dor na coluna lombar. Entre eles a alternância nas posições durante o sono, o tipo de colchão utilizado, a maneira de se levantar ao acordar, cuidados ao transportar objetos, carregar peso e equilibrar a mochila nas costas ou até mesmo o uso de saltos altos por longos períodos.

Neurocirurgião para coluna lombar na Barra da Tijuca

Para agendar uma consulta com o neurocirurgião para coluna lombar na Barra da Tijuca, o Dr. Felipe Mourão, basta entrar em contato com a central de atendimento, pelo WhatsApp (21) 98331-1214 ou clique aqui!

COMPARTILHE O POST

FALE COM O DOUTOR
O que a estenose lombar pode causar
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
A estenose lombar causa dor lombar crônica, fraqueza muscular, perda de sensibilidade nas pernas e problemas urinários/intestinais devido à compressão nervosa.
O que fazer para acabar com a dor na cervical?
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
Para acabar com a dor cervical, mantenha boa postura, faça exercícios de alongamento e fortalecimento, use analgésicos e anti-inflamatórios, e considere fisioterapia ou neurocirurgia.
O que uma pessoa com hérnia de disco não pode fazer?
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
Uma pessoa com hérnia de disco deve evitar levantar pesos, movimentos bruscos, posturas inadequadas, atividades de alto impacto e ignorar sinais de dor para não agravar a condição.
O que pode causar dores de cabeça todos os dias?
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
Dores de cabeça diárias podem ser causadas por distúrbios vasculares, neuralgia do trigêmeo, tumores cerebrais, problemas cervicais, hipertensão intracraniana e estresse crônico.
É possível sobreviver a um aneurisma cerebral?
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
Sim, é possível sobreviver a um aneurisma cerebral com diagnóstico precoce e tratamento adequado, como clipamento cirúrgico ou embolização endovascular.
O que leva a uma crise convulsiva?
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
Uma crise convulsiva é causada por atividade elétrica anormal no cérebro, resultante de fatores como traumas cranianos, tumores, malformações vasculares e infecções intracranianas.
Qual o tempo de vida de uma pessoa com tumor cerebral benigno?
Por Dr. Felipe Mourão 27 de maio de 2024
O tempo de vida de uma pessoa com tumor cerebral benigno pode ser normal, especialmente se o tumor for tratado adequadamente.
O que é bom para enxaqueca?
Por Dr. Felipe Mourão 27 de maio de 2024
Para alívio da enxaqueca, é eficaz utilizar analgésicos como triptanos e AINEs, manter uma dieta equilibrada evitando alimentos ricos em tiramina, e adotar técnicas de relaxamento como meditação.
Quais doenças causam convulsões?
Por Dr. Felipe Mourão 27 de maio de 2024
Convulsões podem ser causadas por doenças como epilepsia, infecções do sistema nervoso central, distúrbios metabólicos e doenças neurodegenerativas e genéticas.
Quais os sintomas de inflamação na coluna?
Por Dr. Felipe Mourão 27 de maio de 2024
Os sintomas de inflamação na coluna incluem dor persistente nas costas, rigidez especialmente após períodos de inatividade, e dor irradiada para pernas ou braços.
Mais Posts
Share by: