A dor na coluna lombar, também chamada de lombalgia, ocorre na parte inferior da coluna vertebral e é uma condição muito comum entre homens e mulheres de diversas faixas etárias.
A causa deste problema normalmente é gerada por uma lesão em um músculo e os principais motivos para isso acontecer é a má postura, ou seja, posições erradas no ambiente de trabalho,execução de tarefas diárias, e principalmente na realização de exercícios físicos.
As dores na coluna lombar podem ser divididas entre agudas ou crônicas e a única coisa que as diferencia é o tempo de duração. São muitos os indivíduos acometidos por essa condição, normalmente afeta 7 a cada 10 pessoas.
A dor na coluna lombar é o primeiro sintoma de lombalgia. No entanto, alguns outros indícios podem surgir, como:
Geralmente a dor nas costas costuma ser pior do que a dor que surge nas coxas. Ao menor sinal, é fundamental procurar o médico especialista.
O diagnóstico bem como as causas da dor na coluna lombar são identificadas após a avaliação clínica e o histórico do paciente.
O médico especialista irá pedir exames complementares como raio-x, ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética para uma análise mais detalhada.
O tratamento tem como finalidade aliviar a dor, restabelecer a habilidade operacional e prevenir a doença de se tornar crônica.
Há numerosas intervenções terapêuticas disponíveis, como administração de analgésicos, anti-inflamatórios, corticoides e relaxantes musculares. Em alguns casos, pode ser necessário a realização de cirurgia.
Outros tipos de tratamentos como a fisioterapia, massagens e técnicas alternativas como RPG ou pilates, por exemplo, que auxiliam na diminuição dos sintomas e na prevenção da doença.
Alguns cuidados podem ajudar a evitar ou aliviar os efeitos da dor na coluna lombar. Entre eles a alternância nas posições durante o sono, o tipo de colchão utilizado, a maneira de se levantar ao acordar, cuidados ao transportar objetos, carregar peso e equilibrar a mochila nas costas ou até mesmo o uso de saltos altos por longos períodos.
Para agendar uma consulta com o neurocirurgião para coluna lombar na Barra da Tijuca, o Dr. Felipe Mourão, basta entrar em contato com a central de atendimento, pelo WhatsApp (21) 98331-1214 ou clique aqui!
Dr. Felipe Mourão é médico Neurocirurgião no Rio de Janeiro dos principais hospitais e clínicas do Estado.
WhatsApp: 21 98331-1214 atendimento@felipemourao.com.br
Site desenvolvido pela Agência Médico, do Grupo KOP, com todos os direitos reservados para o Dr. Felipe Mourão.