A Cervicalgia é definida pela dor na região do pescoço. Existem inúmeros fatores responsáveis por essa condição, mas na grande maioria dos casos, está associada a inflamação dos músculos ou desgaste da coluna cervical.
A coluna cervical tem como função proteger a medula espinhal, facilitando a sustentação do crânio e os incômodos nessa região, como dores na cervical, podem aparecer por diversos motivos, como má postura, envelhecimento, esforços repetitivos, dentre outros.
Ainda podem haver casos em que a condição aparece por estresse, depressão, doenças reumatológicas ou questões neurológicas.
Os principais sintomas para os pacientes com Cervicalgia são:
Os sintomas, na maioria dos casos, tendem a melhorar de uma a duas semanas após aparecerem, porém é fundamental que se procure um médico especialista para analisar a fundo quais são as causas da dor.
O diagnóstico de cervicalgia em Nova Iguaçu é feito por um médico especialista, após uma avaliação dos sintomas. Geralmente é recomendado um exame físico para que por meio das manobras, as funções do pescoço e dos membros sejam testadas.
Além disso, se for necessário, o profissional especializado poderá recomendar outros tipos de exame, como ressonância magnética ou radiografias.
O tratamento para a Cervicalgia depende da complexidade do caso ou ainda, se existem lesões na região.
Inicialmente pode ser recomendado que o paciente fique de repouso para a diminuição das dores, porém, também existe a possibilidade da implementação de exercícios físicos que fortaleçam a região inflamada.
Além das medidas de repouso e atividades físicas, alguns medicamentos também poderão ser solicitados para o alívio da dor, como analgésicos, anti inflamatórios e relaxantes musculares.
Entretanto, algumas medidas são necessárias para a reabilitação da Cervicalgia, como acupuntura, fisioterapia, massagens e em alguns casos, o uso do colar cervical que imobiliza a cervical, mantendo a postura correta.
O ideal é sempre consultar um médico que trata da cervicalgia para que ele recomende o melhor tratamento, após a avaliação do problema.
É fundamental evitar posições em que a cervical se flexione, principalmente por muito tempo. A postura corporal deve ser sempre corrigida, sobretudo nas atividades rotineiras.
A prática de exercícios físicos como alongamento também são recomendadas para o fortalecimento dos membros superiores, evitando as dores na cervical.
Além disso, é importante focar no bem-estar, evitando estresse que é o maior causador de espasmos e contrações dos músculos corporais.
Para agendar uma consulta com o neurocirurgião que trata Cervicalgia na Barra da Tijuca, o Dr. Felipe Mourão, basta entrar em contato com a central de atendimento, pelo WhatsApp: (21) 98331-1214 ou clique aqui!
Dr. Felipe Mourão é médico Neurocirurgião no Rio de Janeiro dos principais hospitais e clínicas do Estado.
WhatsApp: 21 98331-1214 atendimento@felipemourao.com.br
Site desenvolvido pela Agência Médico, do Grupo KOP, com todos os direitos reservados para o Dr. Felipe Mourão.