Layout do blog

Dr. Felipe Mourão - Neurocirurgião

26 de maio de 2022

Médico para tratar Cervicalgia na Barra da Tijuca

Médico para tratar Cervicalgia na Barra da Tijuca

O médico para tratar Cervicalgia na Barra da Tijuca é o neurocirurgião Dr. Felipe Mourão, que após o diagnóstico, recomenda o melhor tratamento para cada caso, priorizando a saúde e o bem-estar do paciente.

A Cervicalgia é definida pela dor na região do pescoço. Existem inúmeros fatores responsáveis por essa condição, mas na grande maioria dos casos, está associada a inflamação dos músculos ou desgaste da coluna cervical. 


A coluna cervical tem como função proteger a medula espinhal, facilitando a sustentação do crânio e os incômodos nessa região, como dores na cervical, podem aparecer por diversos motivos, como má postura, envelhecimento, esforços repetitivos, dentre outros. 


Ainda podem haver casos em que a condição aparece por estresse, depressão, doenças reumatológicas ou questões neurológicas. 

Quais são os sintomas da Cervicalgia?

Os principais sintomas para os pacientes com Cervicalgia são:


  • Dores frequentes no pescoço;
  • Rigidez e dormência na região cervical;
  • Limitação dos movimentos, para evitar a dor;
  • Dores fortes de cabeça;
  • Febre;
  • Falta de força nos braços e nas pernas.

 

Os sintomas, na maioria dos casos, tendem a melhorar de uma a duas semanas após aparecerem, porém é fundamental que se procure um médico especialista para analisar a fundo quais são as causas da dor.

Como é feito o diagnóstico da Cervicalgia?

O diagnóstico de cervicalgia em Nova Iguaçu é feito por um médico especialista, após uma avaliação dos sintomas. Geralmente é recomendado um exame físico para que por meio das manobras, as funções do pescoço e dos membros sejam testadas. 


Além disso, se for necessário, o profissional especializado poderá recomendar outros tipos de exame, como ressonância magnética ou radiografias. 

Quais são os tratamentos recomendados para a Cervicalgia?

O tratamento para a Cervicalgia depende da complexidade do caso ou ainda, se existem lesões na região. 


Inicialmente pode ser recomendado que o paciente fique de repouso para a diminuição das dores, porém, também existe a possibilidade da implementação de exercícios físicos que fortaleçam a região inflamada. 


Além das medidas de repouso e atividades físicas, alguns medicamentos também poderão ser solicitados para o alívio da dor, como analgésicos, anti inflamatórios e relaxantes musculares. 


Entretanto, algumas medidas são necessárias para a reabilitação da Cervicalgia, como acupuntura, fisioterapia, massagens e em alguns casos, o uso do colar cervical que imobiliza a cervical, mantendo a postura correta.


O ideal é sempre consultar um médico que trata da cervicalgia para que ele recomende o melhor tratamento, após a avaliação do problema. 

Como evitar a Cervicalgia?

É fundamental evitar posições em que a cervical se flexione, principalmente por muito tempo. A postura corporal deve ser sempre corrigida, sobretudo nas atividades rotineiras.


A prática de exercícios físicos como alongamento também são recomendadas para o fortalecimento dos membros superiores, evitando as dores na cervical. 


Além disso, é importante focar no bem-estar, evitando estresse que é o maior causador de espasmos e contrações dos músculos corporais. 

Consulta com o médico que trata Cervicalgia na Barra da Tijuca

Para agendar uma consulta com o neurocirurgião que trata Cervicalgia na Barra da Tijuca, o Dr. Felipe Mourão, basta entrar em contato com a central de atendimento, pelo WhatsApp: (21) 98331-1214 ou clique aqui!

COMPARTILHE O POST

FALE COM O DOUTOR
O que a estenose lombar pode causar
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
A estenose lombar causa dor lombar crônica, fraqueza muscular, perda de sensibilidade nas pernas e problemas urinários/intestinais devido à compressão nervosa.
O que fazer para acabar com a dor na cervical?
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
Para acabar com a dor cervical, mantenha boa postura, faça exercícios de alongamento e fortalecimento, use analgésicos e anti-inflamatórios, e considere fisioterapia ou neurocirurgia.
O que uma pessoa com hérnia de disco não pode fazer?
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
Uma pessoa com hérnia de disco deve evitar levantar pesos, movimentos bruscos, posturas inadequadas, atividades de alto impacto e ignorar sinais de dor para não agravar a condição.
O que pode causar dores de cabeça todos os dias?
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
Dores de cabeça diárias podem ser causadas por distúrbios vasculares, neuralgia do trigêmeo, tumores cerebrais, problemas cervicais, hipertensão intracraniana e estresse crônico.
É possível sobreviver a um aneurisma cerebral?
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
Sim, é possível sobreviver a um aneurisma cerebral com diagnóstico precoce e tratamento adequado, como clipamento cirúrgico ou embolização endovascular.
O que leva a uma crise convulsiva?
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
Uma crise convulsiva é causada por atividade elétrica anormal no cérebro, resultante de fatores como traumas cranianos, tumores, malformações vasculares e infecções intracranianas.
Qual o tempo de vida de uma pessoa com tumor cerebral benigno?
Por Dr. Felipe Mourão 27 de maio de 2024
O tempo de vida de uma pessoa com tumor cerebral benigno pode ser normal, especialmente se o tumor for tratado adequadamente.
O que é bom para enxaqueca?
Por Dr. Felipe Mourão 27 de maio de 2024
Para alívio da enxaqueca, é eficaz utilizar analgésicos como triptanos e AINEs, manter uma dieta equilibrada evitando alimentos ricos em tiramina, e adotar técnicas de relaxamento como meditação.
Quais doenças causam convulsões?
Por Dr. Felipe Mourão 27 de maio de 2024
Convulsões podem ser causadas por doenças como epilepsia, infecções do sistema nervoso central, distúrbios metabólicos e doenças neurodegenerativas e genéticas.
Quais os sintomas de inflamação na coluna?
Por Dr. Felipe Mourão 27 de maio de 2024
Os sintomas de inflamação na coluna incluem dor persistente nas costas, rigidez especialmente após períodos de inatividade, e dor irradiada para pernas ou braços.
Mais Posts
Share by: