Layout do blog

Dr. Felipe Mourão - Neurocirurgião

26 de maio de 2022

Tratamento para Déficit de Atenção na Barra da Tijuca

Tratamento para Déficit de Atenção na Barra da Tijuca

O tratamento para Déficit de Atenção na Barra da Tijuca é realizado pelo neurocirurgião Dr. Felipe Mourão, especialista por avaliar cada caso e recomendar o melhor tratamento para ele.

O Déficit de Atenção (DDA) é uma condição que afeta crianças e adultos, e tem como característica principal a dificuldade em se concentrar em tarefas comuns.


Este distúrbio pode ser facilmente confundido com o Transtorno de Déficit de Atenção, também conhecido como TDAH. No entanto, existem contrastes entre eles, como por exemplo a hiperatividade que na sigla é representada pela letra H, o que em Déficit de Atenção não temos. 


O paciente diagnosticado com Déficit de Atenção também apresenta impulsividade, e esse sintoma o acompanha pela vida inteira, já a pessoa com TDAH pode ter a hiperatividade contida ao longo do tempo. 


Uma outra observação fundamental, é que o TDAH pode ser naturalmente identificado em crianças, já o Déficit de Atenção tem a chance de  ser atestado somente na idade adulta.

Quais são os sintomas do Déficit de Atenção?

Além da falta de concentração, já mencionada, a pessoa com Déficit de Atenção pode apresentar outros sintomas mais complexos. Esses mesmos sintomas são essenciais para um melhor diagnóstico.


Algumas atitudes podem ser demonstradas pelos pacientes com a condição. São elas:

 

  • Dificuldade em concluir atividades;
  • Ausência de motivação;
  • Bloqueio da expressividade dos sentimentos;
  • Fala ausente ou excessiva;
  • Dificuldade em ouvir as pessoas;
  • Desinteresse pelos planos e objetivos do futuro.


Além dos indícios citados acima, outros podem colaborar para um diagnóstico mais preciso, como a observação direta do paciente no dia-a-dia, notando a distração, esquecimento e dificuldade em terminar os trabalhos e tarefas rotineiras.


Embora pareça simples descobrir se a pessoa tem ou não o Déficit de Atenção, é importante consultar um médico especializado, assim que a dúvida surgir, diante de alguns dos sintomas destacados. 

Quais são os tratamentos recomendados para o Déficit de Atenção?

Existem uma série de tratamentos que podem ser recomendados ao paciente com Déficit de Atenção, como a terapia que irá auxiliá-lo a lidar com as emoções dessa condição e desenvolver uma relação melhor com ele mesmo e os outros. 


Além disso, a terapia é fundamental para quebrar preconceitos e mostrar ao indivíduo que ele possui a capacidade de controlar a impulsividade, mesmo que a longo prazo, facilitando a conclusão de suas tarefas diárias. 


Outra maneira de se tratar da condição é a utilização de medicamentos específicos recomendados pelo especialista que ajudarão a manter uma maior equilíbrio no dia-a-dia.


É importante ressaltar que todo e qualquer tratamento deve ser orientado pelo médico especialista e para o sucesso dele é fundamental que o paciente tenha uma rede de apoio, ou seja, familiares e pessoas próximas que apoiem e incentivem a busca pela evolução. 

Consulta com o médico que trata de Déficit de Atenção na Barra da Tijuca

Para agendar uma consulta com o médico que trata de Déficit de Atenção na Barra da Tijuca, o Dr. Felipe Mourão, basta entrar em contato com a central de atendimento, pelo WhatsApp (21) 98331-1214 ou clique aqui!

COMPARTILHE O POST

FALE COM O DOUTOR
O que a estenose lombar pode causar
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
A estenose lombar causa dor lombar crônica, fraqueza muscular, perda de sensibilidade nas pernas e problemas urinários/intestinais devido à compressão nervosa.
O que fazer para acabar com a dor na cervical?
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
Para acabar com a dor cervical, mantenha boa postura, faça exercícios de alongamento e fortalecimento, use analgésicos e anti-inflamatórios, e considere fisioterapia ou neurocirurgia.
O que uma pessoa com hérnia de disco não pode fazer?
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
Uma pessoa com hérnia de disco deve evitar levantar pesos, movimentos bruscos, posturas inadequadas, atividades de alto impacto e ignorar sinais de dor para não agravar a condição.
O que pode causar dores de cabeça todos os dias?
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
Dores de cabeça diárias podem ser causadas por distúrbios vasculares, neuralgia do trigêmeo, tumores cerebrais, problemas cervicais, hipertensão intracraniana e estresse crônico.
É possível sobreviver a um aneurisma cerebral?
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
Sim, é possível sobreviver a um aneurisma cerebral com diagnóstico precoce e tratamento adequado, como clipamento cirúrgico ou embolização endovascular.
O que leva a uma crise convulsiva?
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
Uma crise convulsiva é causada por atividade elétrica anormal no cérebro, resultante de fatores como traumas cranianos, tumores, malformações vasculares e infecções intracranianas.
Qual o tempo de vida de uma pessoa com tumor cerebral benigno?
Por Dr. Felipe Mourão 27 de maio de 2024
O tempo de vida de uma pessoa com tumor cerebral benigno pode ser normal, especialmente se o tumor for tratado adequadamente.
O que é bom para enxaqueca?
Por Dr. Felipe Mourão 27 de maio de 2024
Para alívio da enxaqueca, é eficaz utilizar analgésicos como triptanos e AINEs, manter uma dieta equilibrada evitando alimentos ricos em tiramina, e adotar técnicas de relaxamento como meditação.
Quais doenças causam convulsões?
Por Dr. Felipe Mourão 27 de maio de 2024
Convulsões podem ser causadas por doenças como epilepsia, infecções do sistema nervoso central, distúrbios metabólicos e doenças neurodegenerativas e genéticas.
Quais os sintomas de inflamação na coluna?
Por Dr. Felipe Mourão 27 de maio de 2024
Os sintomas de inflamação na coluna incluem dor persistente nas costas, rigidez especialmente após períodos de inatividade, e dor irradiada para pernas ou braços.
Mais Posts
Share by: