Layout do blog

Dr. Felipe Mourão - Neurocirurgião

26 de maio de 2022

Médico para tratar AVC no RJ

Médico para tratar AVC no RJ

O médico para tratar o AVC no RJ é o Dr. Felipe Mourão, neurocirurgião especialista em crânio e coluna, responsável por diagnosticar e tratar o paciente de forma humanizada e precisa.

PO AVC (Acidente Vascular Cerebral) é caracterizado pela alteração do fluxo sanguíneo até o cérebro. É o causador da morte das células nervosas que se localizam na região cerebral afetada.


Este problema aparece a partir de uma obstrução de vasos sanguíneos, e pode ocorrer de duas maneiras: 


  • Acidente Vascular Isquêmico: normalmente ocorre quando existe entupimento de um vaso sanguíneo, em virtude de acúmulo de placas de gordura em suas paredes, ou por meio da migração de um coágulo para um vaso sanguíneo, limitando a passagem do sangue. Ele é o responsável por 80% dos diagnósticos de AVC.
  • Acidente Vascular Hemorrágico: acontece quando uma artéria ou vaso sanguíneo desfaz, provocando um vazamento de sangue que interrompe o fluxo total. Ele é mais grave e possui maior chance de morte. 

Quais são os sintomas do AVC?

Os sintomas do paciente com acidente vascular isquêmico ou hemorrágico são geralmente bem semelhantes, como:


  • Fraqueza muscular ou incapacidade de movimentar braços ou pernas, geralmente acompanhada de sensação de dormência, afetando um dos lados do corpo;
  • Dores de cabeça forte, seguida de vômitos;
  • Dificuldade de se comunicar;
  • Perda de visão total ou parcial de um ou dos dois olhos. 


Outros indícios podem estar associados ao início de um AVC, como tonturas, desequilíbrios, confusão mental, junto da perda de memória e incapacidade de planejar pequenas atividades comuns do dia-a-dia. 

Quais são os tratamentos recomendados para o AVC?

Assim que o problema é identificado, e quanto antes melhor, o médico que trata o AVC irá recomendar o melhor tratamento, dependendo do grau de complexidade do caso. 


Nos casos de acidente vascular cerebral isquêmico, o tratamento é baseado na devolução de fluxo do sangue para o local impactado, na tentativa de recuperar o tecido cerebral. No entanto, se houver entupimento pode ser recomendado uma trombectomia.


Na hipótese de acidente vascular hemorrágico, pode ser indispensável uma cirurgia descompressiva, na qual é necessária retirar a calota craniana por um tempo determinado para permitir que o cérebro se amplie e não provoque ainda mais lesões.


Depois dos primeiros socorros, o paciente precisa de uma avaliação mais detalhada, para que o especialista reconheça as áreas que foram afetadas e direcione ao melhor tratamento, a fim de se evitar possíveis sequelas, como alterações motoras, visuais e na memória, por exemplo.


É importante destacar que o AVC é uma condição que exige atendimento médico de urgência, não sendo recomendado nenhum tipo de tratamento sem a consulta com um especialista. 

Consulta com neurocirurgião que trata de AVC no RJ

Para agendar uma consulta com neurocirurgião que trata de AVC no RJ, o Dr. Felipe Mourão, basta entrar em contato com a central de atendimento, pelo WhatsApp (21) 98331-1214 ou clique aqui!

COMPARTILHE O POST

FALE COM O DOUTOR
O que a estenose lombar pode causar
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
A estenose lombar causa dor lombar crônica, fraqueza muscular, perda de sensibilidade nas pernas e problemas urinários/intestinais devido à compressão nervosa.
O que fazer para acabar com a dor na cervical?
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
Para acabar com a dor cervical, mantenha boa postura, faça exercícios de alongamento e fortalecimento, use analgésicos e anti-inflamatórios, e considere fisioterapia ou neurocirurgia.
O que uma pessoa com hérnia de disco não pode fazer?
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
Uma pessoa com hérnia de disco deve evitar levantar pesos, movimentos bruscos, posturas inadequadas, atividades de alto impacto e ignorar sinais de dor para não agravar a condição.
O que pode causar dores de cabeça todos os dias?
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
Dores de cabeça diárias podem ser causadas por distúrbios vasculares, neuralgia do trigêmeo, tumores cerebrais, problemas cervicais, hipertensão intracraniana e estresse crônico.
É possível sobreviver a um aneurisma cerebral?
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
Sim, é possível sobreviver a um aneurisma cerebral com diagnóstico precoce e tratamento adequado, como clipamento cirúrgico ou embolização endovascular.
O que leva a uma crise convulsiva?
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
Uma crise convulsiva é causada por atividade elétrica anormal no cérebro, resultante de fatores como traumas cranianos, tumores, malformações vasculares e infecções intracranianas.
Qual o tempo de vida de uma pessoa com tumor cerebral benigno?
Por Dr. Felipe Mourão 27 de maio de 2024
O tempo de vida de uma pessoa com tumor cerebral benigno pode ser normal, especialmente se o tumor for tratado adequadamente.
O que é bom para enxaqueca?
Por Dr. Felipe Mourão 27 de maio de 2024
Para alívio da enxaqueca, é eficaz utilizar analgésicos como triptanos e AINEs, manter uma dieta equilibrada evitando alimentos ricos em tiramina, e adotar técnicas de relaxamento como meditação.
Quais doenças causam convulsões?
Por Dr. Felipe Mourão 27 de maio de 2024
Convulsões podem ser causadas por doenças como epilepsia, infecções do sistema nervoso central, distúrbios metabólicos e doenças neurodegenerativas e genéticas.
Quais os sintomas de inflamação na coluna?
Por Dr. Felipe Mourão 27 de maio de 2024
Os sintomas de inflamação na coluna incluem dor persistente nas costas, rigidez especialmente após períodos de inatividade, e dor irradiada para pernas ou braços.
Mais Posts
Share by: