Dr. Felipe Mourão - Neurocirurgião
Médico para tratar AVC no RJ

O médico para tratar o AVC no RJ é o Dr. Felipe Mourão, neurocirurgião especialista em crânio e coluna, responsável por diagnosticar e tratar o paciente de forma humanizada e precisa.
PO AVC (Acidente Vascular Cerebral) é caracterizado pela alteração do fluxo sanguíneo até o cérebro. É o causador da morte das células nervosas que se localizam na região cerebral afetada.
Este problema aparece a partir de uma obstrução de vasos sanguíneos, e pode ocorrer de duas maneiras:
- Acidente Vascular Isquêmico: normalmente ocorre quando existe entupimento de um vaso sanguíneo, em virtude de acúmulo de placas de gordura em suas paredes, ou por meio da migração de um coágulo para um vaso sanguíneo, limitando a passagem do sangue. Ele é o responsável por 80% dos diagnósticos de AVC.
- Acidente Vascular Hemorrágico: acontece quando uma artéria ou vaso sanguíneo desfaz, provocando um vazamento de sangue que interrompe o fluxo total. Ele é mais grave e possui maior chance de morte.
Quais são os sintomas do AVC?
Os sintomas do paciente com acidente vascular isquêmico ou hemorrágico são geralmente bem semelhantes, como:
- Fraqueza muscular ou incapacidade de movimentar braços ou pernas, geralmente acompanhada de sensação de dormência, afetando um dos lados do corpo;
- Dores de cabeça forte, seguida de vômitos;
- Dificuldade de se comunicar;
- Perda de visão total ou parcial de um ou dos dois olhos.
Outros indícios podem estar associados ao início de um AVC, como tonturas, desequilíbrios, confusão mental, junto da perda de memória e incapacidade de planejar pequenas atividades comuns do dia-a-dia.
Quais são os tratamentos recomendados para o AVC?
Assim que o problema é identificado, e quanto antes melhor, o médico que trata o AVC irá recomendar o melhor tratamento, dependendo do grau de complexidade do caso.
Nos casos de acidente vascular cerebral isquêmico, o tratamento é baseado na devolução de fluxo do sangue para o local impactado, na tentativa de recuperar o tecido cerebral. No entanto, se houver entupimento pode ser recomendado uma trombectomia.
Na hipótese de acidente vascular hemorrágico, pode ser indispensável uma cirurgia descompressiva, na qual é necessária retirar a calota craniana por um tempo determinado para permitir que o cérebro se amplie e não provoque ainda mais lesões.
Depois dos primeiros socorros, o paciente precisa de uma avaliação mais detalhada, para que o especialista reconheça as áreas que foram afetadas e direcione ao melhor tratamento, a fim de se evitar possíveis sequelas, como alterações motoras, visuais e na memória, por exemplo.
É importante destacar que o AVC é uma condição que exige atendimento médico de urgência, não sendo recomendado nenhum tipo de tratamento sem a consulta com um especialista.
Consulta com neurocirurgião que trata de AVC no RJ
Para agendar uma consulta com neurocirurgião que trata de AVC no RJ, o Dr. Felipe Mourão, basta entrar em contato com a central de atendimento, pelo WhatsApp (21) 98331-1214 ou clique aqui!