Para aliviar a dor na coluna também pode ser útil deitar de barriga para cima, com as pernas apoiadas em almofadas altas e colocar uma compressa morna onde dói durante 20 minutos. Essa ação relaxa os músculos das costas, diminui a tensão sobre as vértebras e ligamentos, o que ajuda a trazer alívio da dor. Outras práticas que dependem de uma maior estrutura é acupuntura e fisioterapia.
Geralmente, a dor nas costas é causada pela má postura, stress ou praticas equivocadas feitas na pressa da rotina diária. Já as dores de origem muscular por causa do cansaço ou por problemas posturais podem causar inflamação do nervo ciático ou até pedra nos rins.
De qualquer forma, para saber a causa e obter um tratamento mais correto, é preciso entender a característica da dor e a região das costas que é afetada. Assim é possível saber se pode ser solucionada com medidas simples e com objetos caseiros como compressas quentes e alongamentos simples.
Em casos mais graves, se a dor for muito forte ou houver sintomas que prejudiquem a locomoção é essencial procurar por uma ajuda médica para que possa ser feitos exames mais aprofundados, com mais detalhes e que ajudem a entender qual é o tratamento adequado.
A causa da dor na coluna pode estar relacionada a problemas no musculo, articulações ou discos da coluna.
Alguns dos principais problemas são a contratura musculares: quando há uma sobrecarrega nos músculos que garantem a sustentação a coluna ou estão relacionados a membros adjacentes. Esse tipo de lesões musculares geralmente é provocado pela má postura, tensão muscular, exercícios físicos feitos de forma errada ou pancadas.
Lesões nas articulações é um desgaste nas articulações ocorrido quando é feita uma atividade física sem o preparo muscular. Quando se sofre com este problema é preciso tomar cuidado para que a lesão não cause uma deformidade no local. Isso pode provocar algo pior como uma osteoartrose.
Fraturas e até problemas em órgãos. Em caso de dor nos pulmões, rins ou pâncreas afetados e outros sintomas nesses locais é preciso correr para buscar um diagnóstico médico.
Para fazer um diagnóstico da dor na coluna é preciso se consultar com o médico correto. Ele pode ser um clínico geral ou um especialista como ortopedista, neurocirurgião ou reumatologista. Dê o máximo de informações possíveis para o profissional como o local da dor, a forma que ela se manifesta e se há outros sintomas relacionados a esse incomodo. De posse desses dados, ele poderá solicitar a realização de exames complementares.
Os principais tipos de exames para esse diagnóstico são os que usam de imagem para auxilio da investigação da causa da dores nas costas. Pode ser uma
Radiografia, Tomografia computadorizada para visualizar o canal medular e como está o acometimento de porções específicas das vértebras e identificar a uma possível de hérnias de disco. Ou uma ressonância magnética, que possibilita visualizar as estruturas “não ósseas” como medula e raízes nervosas, discos e ligamentos, esse é um exame mais completo e eficaz.
Para agendar uma consulta com o médico que trata dor na coluna no RJ, Dr. Felipe Mourão, basta entrar em contato com a central de atendimento, pelo WhatsApp (21) 98331-1214 ou clique aqui!
Dr. Felipe Mourão é médico Neurocirurgião no Rio de Janeiro dos principais hospitais e clínicas do Estado.
WhatsApp: 21 98331-1214 atendimento@felipemourao.com.br
Site desenvolvido pela Agência Médico, do Grupo KOP, com todos os direitos reservados para o Dr. Felipe Mourão.