Os incômodos na região dos braços e do pescoço podem ser os primeiros sinais de que suas raízes nervosas estão irritadas devido a um problema no pescoço. Já os sintomas como dormência, formigamento e fraqueza nos músculos precisam ser vistos com mais seriedade pois podem apontar uma maior gravidade.
O disco intervertebral cria uma junta entre cada um dos ossos da coluna que permite a sua mobilidade. Quando o revestimento externo de um disco se rompe, seu centro pode passar pela abertura, criando uma hérnia de disco.
As causas da hernia de disco estão ligadas a perda da elasticidade do disco invertebral, que fica localizado entre os tecidos entre os ossos da coluna. Com o tempo, esses discos se desgastam e os ligamentos ficam frágeis e se rompem. Quando acontece a hérnia de disco, há uma pressão nos nervos espinhais próximos (radiculopatia) ou na medula espinhal (mielopatia), o que causa dolorosos sintomas.
Mas não é só o envelhecimento natural que pode causar a hernia de disco. O desgaste provocado por atividades repetidas como exercícios e trabalhos realizados na frente do computador dão risco do desenvolvimento deste problema.
O diagnóstico da hernia de disco é feito através de um exame físico completo da coluna vertebral, assim como dos braços e das extremidades inferiores. O médico vai conferir como está a flexibilidade e a amplitude dos movimentos da coluna e também os sinais que surgidos nas raízes nervosas ou medula espinhal.
Em alguns casos é necessário preencher um diagrama em que serão apontados sintomas de dor, dormência, formigamento e fraqueza. Ou também a necessidade de exames radiográficos ou ressonância magnética (RM).
De qualquer forma, é preciso a avaliação médica para saber qual é o melhor tipo de tratamento a ser feito. Não é recomendada a automedicação ou a realização de atividades sem a supervisão de um profissional.
Há dois tipos de tratamento para a hérnia de disco: cirúrgico ou não cirúrgico. Quando não é feita a cirurgia, o tratamento pode ser feito com uma equipe multidisciplinar com fisioterapeutas e ortopedistas, através do uso de medicamentos orientados por um médico especialista, RPG, ou com alongamentos específicos para tratar o problema.
Já a cirurgia só costuma ser indicada pelo médico em casos de dor intensa, que não passa mesmo com os exercícios ou medicações, ou seja, o tratamento tradicional. A cirurgia também é uma opção para pacientes com problemas de ordem neurológica.
Quando se trata da hérnia de disco lombar, normalmente são receitados analgésicos e anti-inflamatórios e repouso. Segundo o Ministério da Saúde, 90% dos pacientes já podem retornar normalmente à rotina depois de um mês após o procedimento cirúrgico.
Para agendar uma consulta com o médico especialista em hérnia de disco no RJ, Dr. Felipe Mourão, basta entrar em contato com a central de atendimento, pelo WhatsApp (21) 98331-1214 ou clique aqui!
Dr. Felipe Mourão é médico Neurocirurgião no Rio de Janeiro dos principais hospitais e clínicas do Estado.
WhatsApp: 21 98331-1214 atendimento@felipemourao.com.br
Site desenvolvido pela Agência Médico, do Grupo KOP, com todos os direitos reservados para o Dr. Felipe Mourão.