A inflamação na coluna, em sua forma aguda, é a indicação de que pode haver inchaço, disfunção, vermelhidão e calor como uma resposta a uma lesão ou infecção em músculos e em vários locais da coluna como vértebras, discos, nervos, ligamentos e medula. Mas, às vezes, podem indicar até condições piores como doenças pulmonares, cardiológicas e dos rins. Por isso, é importante ficar atento e não negligenciar esses sinais.
Os tipos de inflamação podem ser espondilite anquilosante, que começa na parte inferior das costas e pode se espalhar por outros locais. É como se fosse uma artrite e pode causar inflamação nos sistemas urológico e oftalmológico.
Já Artrite reumatoide provoca inflamação nas articulações sinoviais, o que reduz um fluido importante na lubrificação das articulações. Esse tipo é mais comum que ocorra nas mãos, pulsos e joelhos.
E a Mielite transversa e esclerose múltipla, que são causadas por inflamação no sistema nervoso central. Nesse tipo, o sistema imunológico faz a remoção das células nervosas de mielina, uma substância gordurosa que isola os nervos e é eficiente no combate dos impulsos para o SNC. As consequências são: dor, fraqueza, dormência e problemas intestinais e da bexiga. A mielite transversa afeta a medula espinhal, enquanto a Esclerose prejudica o cérebro e a medula espinhal.
Muitas vezes, esse problema é confundido com dores mecânicas e várias patologias que podem causar esse mal, e algumas são complicadas para obter um diagnostico.
Uso de medicamento e uma postura ativa, ao invés do sedentarismo, ajudam a diminuir os sintomas. Mas, de qualquer forma, é importante procurar um profissional para fazer uma consulta e entender qual é o que provoca a inflamação e como tratá-la para evitar que a dor se agrave ou se transforme em um problema maior.
Os sintoma da inflamação na coluna são diferentes da dor mecânica, que é aquela causada pela interrupção na forma como os elementos que compõem as costas (coluna vertebral, músculo, discos intervertebrais e nervos) se encaixam e se movem.
Caso eles perdurem por três meses é preciso ir ao médico. Pessoas com mais de 40 anos são mais suscetíveis a sofrer com essas dores e inflamação.
Para evitar sofrer com a inflamação na coluna é possível adotar algumas iniciativas para obter uma vida saudável também colaboram com a coluna.
Procure não ficar por muito tempo na mesma posição. Se tiver que trabalhar sentado, de hora em hora levante e se exercite para não deixar o corpo parado.
Também tenha uma boa noite de sono e durma em colchões de qualidade. E pratique ações como pilates, corrida e natação, pois essas iniciativas aliviam o stress, fazem com que se mantenha o peso ideal e mantém a postura correta.
Para agendar uma consulta com o neurocirurgião para tratar inflamação na coluna no RJ, Dr. Felipe Mourão, basta entrar em contato com a central de atendimento, pelo WhatsApp (21) 98331-1214 ou clique aqui!
Dr. Felipe Mourão é médico Neurocirurgião no Rio de Janeiro dos principais hospitais e clínicas do Estado.
WhatsApp: 21 98331-1214 atendimento@felipemourao.com.br
Site desenvolvido pela Agência Médico, do Grupo KOP, com todos os direitos reservados para o Dr. Felipe Mourão.