Layout do blog

Dr. Felipe Mourão - Neurocirurgião

26 de maio de 2022

Tratamento para doença de Parkinson em Nova Iguaçu

Tratamento para doença de Parkinson em Nova Iguaçu

O tratamento para a doença de Parkinson em Nova Iguaçu, é realizado pelo neurocirurgião Dr. Felipe Mourão, responsável por diagnosticar e tratar o problema de maneira correta e humanizada.

A doença de Parkinson é um problema degenerativo do sistema nervoso, que abala os movimentos do corpo. 

Essa condição é provocada pela diminuição da produção de dopamina, que auxilia na correspondência entre as células nervosas. 


A dopamina é responsável pela execução dos movimentos voluntários do corpo, isto é, não há necessidade de pensarmos em cada movimento que devemos realizar, pois essa substância age no cérebro, e tem esse importante papel.


No entanto, a ausência dela, faz com que o controle motor do paciente seja perdido, causando tremores, desequilíbrio, rigidez muscular e mudanças na fala e na escrita. 

Quais são os sintomas da doença de Parkinson?

Os principais sintomas de quem é acometido pela doença de Parkinson são:


  • Lentidão nos movimentos do corpo;
  • Tremores constantes nos membros superiores;
  • Postura inclinada para a frente;
  • Rigidez nas articulações como punho, cotovelo, ombro, coxa e tornozelo;
  • Alterações intestinais;
  • Problemas no sono.


Apesar de a lentidão nos movimentos ser um dos menores problemas do paciente com Parkinson, geralmente é o primeiro indício a ser notado pelas pessoas mais próximas, que percebem a demora no tempo em que o indivíduo leva para realizar uma ação, antes feita tão rapidamente.

Como é feito o diagnóstico da doença de parkinson?

Para um completo diagnóstico da doença de Parkinson em Nova Iguaçu, é fundamental a atenção aos primeiros sintomas. O médico especializado é responsável pela interpretação desses indícios, conseguindo diferenciar esta doença de outras possíveis causas que também afetem os movimentos do corpo.


Alguns exames complementares são essenciais para determinar o diagnóstico, como ressonância magnética e tomografia cerebral. 

Quais são os tratamentos recomendados para a doença de Parkinson?

Ainda não existe cura para a doença de Parkinson, no entanto ela precisa ser tratada para que os sintomas sejam diminuídos e ela não progrida. 


A maior dificuldade no tratamento são as células que não se renovam no organismo, por esse motivo nada pode ser feito em relação às células mortas, porém terapia, fisioterapia e em alguns casos, cirurgia, podem ser grandes aliadas para a diminuição dos sintomas.


Além dos citados acima, um acompanhamento com o fonoaudiólogo também é fundamental para combater os problemas com a fala e a voz. 


É importante ressaltar que só um profissional especializado pode direcionar o paciente a um tratamento correto, dependendo de cada caso. É de extrema importância que se procure um médico ao se deparar com os sintomas destacados. 

Consulta com neurocirurgião para doença de Parkinson em Nova Iguaçu

Para agendar uma consulta com neurocirurgião para doença de Parkinson em Nova Iguaçu, o Dr. Felipe Mourão, basta entrar em contato com a central de atendimento, pelo WhatsApp (21) 98331-1214 ou clique aqui!

COMPARTILHE O POST

FALE COM O DOUTOR
O que a estenose lombar pode causar
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
A estenose lombar causa dor lombar crônica, fraqueza muscular, perda de sensibilidade nas pernas e problemas urinários/intestinais devido à compressão nervosa.
O que fazer para acabar com a dor na cervical?
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
Para acabar com a dor cervical, mantenha boa postura, faça exercícios de alongamento e fortalecimento, use analgésicos e anti-inflamatórios, e considere fisioterapia ou neurocirurgia.
O que uma pessoa com hérnia de disco não pode fazer?
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
Uma pessoa com hérnia de disco deve evitar levantar pesos, movimentos bruscos, posturas inadequadas, atividades de alto impacto e ignorar sinais de dor para não agravar a condição.
O que pode causar dores de cabeça todos os dias?
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
Dores de cabeça diárias podem ser causadas por distúrbios vasculares, neuralgia do trigêmeo, tumores cerebrais, problemas cervicais, hipertensão intracraniana e estresse crônico.
É possível sobreviver a um aneurisma cerebral?
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
Sim, é possível sobreviver a um aneurisma cerebral com diagnóstico precoce e tratamento adequado, como clipamento cirúrgico ou embolização endovascular.
O que leva a uma crise convulsiva?
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
Uma crise convulsiva é causada por atividade elétrica anormal no cérebro, resultante de fatores como traumas cranianos, tumores, malformações vasculares e infecções intracranianas.
Qual o tempo de vida de uma pessoa com tumor cerebral benigno?
Por Dr. Felipe Mourão 27 de maio de 2024
O tempo de vida de uma pessoa com tumor cerebral benigno pode ser normal, especialmente se o tumor for tratado adequadamente.
O que é bom para enxaqueca?
Por Dr. Felipe Mourão 27 de maio de 2024
Para alívio da enxaqueca, é eficaz utilizar analgésicos como triptanos e AINEs, manter uma dieta equilibrada evitando alimentos ricos em tiramina, e adotar técnicas de relaxamento como meditação.
Quais doenças causam convulsões?
Por Dr. Felipe Mourão 27 de maio de 2024
Convulsões podem ser causadas por doenças como epilepsia, infecções do sistema nervoso central, distúrbios metabólicos e doenças neurodegenerativas e genéticas.
Quais os sintomas de inflamação na coluna?
Por Dr. Felipe Mourão 27 de maio de 2024
Os sintomas de inflamação na coluna incluem dor persistente nas costas, rigidez especialmente após períodos de inatividade, e dor irradiada para pernas ou braços.
Mais Posts
Share by: