Layout do blog

Dr. Felipe Mourão - Neurocirurgião

17 de novembro de 2022

Qual médico cuida da síndrome do túnel do carpo?

Qual o médico cuida da síndrome do túnel do carpo?

O médico que cuida da síndrome do túnel do carpo é o neurocirurgião ou ortopedista. Os neurocirurgiões lidam com vários distúrbios que afetam os sistemas nervoso central e periférico. Cérebro, nervos e coluna vertebral.

A síndrome do túnel do carpo é uma condição comum que resulta da compressão do nervo ao passar pelo pulso. Esse nervo é chamado de nervo mediano e controla os músculos que movem o polegar, bem como a sensação nos dedos. 


Essa síndrome ocorre porque no punho, o nervo mediano percorre um túnel formado pelos ossos e ligamentos do punho, onde passa por 9 tendões. Portanto, quando qualquer uma dessas seções aumenta, há menos espaço para o nervo mediano passar e ele fica comprimido, fazendo com que o nervo
fique inflamado e cause sintomas. 

Quais são os sintomas da síndrome do túnel do carpo? 

sintomas da síndrome do túnel do carpo

O principal sintoma da síndrome do túnel do carpo é dor e formigamento nas mãos, principalmente nos quatro primeiros dedos. Essa dor pode se estender por todo o braço e, em alguns casos, atingir até o ombro.


Os sintomas geralmente começam à noite, pois o líquido é distribuído durante a noite, o líquido que se acumula nas pernas durante o dia é reabsorvido e se acumula nas mãos durante a noite, por isso muitas vezes acordamos com as mãos inchadas e os anéis apertados.


Além disso, à noite, adotamos inconscientemente uma postura em que o punho está dobrado e comprime o nervo mediano. Com essa condição, é comum acordar com dor ou formigamento na mão de madrugada. Algumas pessoas acham que a dor e o formigamento melhoram após um pequeno aperto de mão.


Os sintomas também podem aparecer durante atividades diurnas que exijam manutenção do pulso, como lavar a louça, dirigir um carro ou mesmo usar um smartphone por longos períodos de tempo. Mas, nesses casos, os sintomas geralmente desaparecem quando a atividade é interrompida.


À medida que a doença progride, os sintomas começam a aparecer com mais frequência e com menos esforço. Os sintomas de sensibilidade, como dor e formigamento, aumentam e os sintomas de fraqueza aparecem, então perdemos a firmeza em segurar as coisas e deixamos copos, canetas e folhas caírem de nossas mãos.

Como diagnosticar a síndrome do túnel do carpo?

Como diagnosticar a síndrome do túnel do carpo

O diagnóstico da síndrome do túnel do carpo é feito por um médico com base nos sinais e sintomas. O médico fará perguntas sobre quando e como os sintomas aparecem, além de alguns exames que podem desencadeá-los, como o teste de Tinel, no qual o médico apalpa a região do nervo mediano próximo à palma da mão, e as falanges, em qual o médico pede para você dobrar as mãos juntas por um minuto. 


Além disso, ele avaliará a força das mãos. Se o seu pulso estiver inchado devido a artrite ou tendinite, pode ser a causa de um nervo comprimido. Pessoas com a síndrome por muito tempo podem desenvolver atrofia dos músculos da base do polegar.


Em caso de dúvida, pode ser feito um teste chamado eletromiografia do nervo, que avalia a localização e a extensão do dano ao nervo mediano. O médico também pode solicitar exames de imagem, como ultrassom ou ressonância magnética, para avaliar as estruturas do punho.

tratar

Tratamento para síndrome do túnel do carpo

Tratamento para síndrome do túnel do carpo

O tratamento para síndrome do túnel do carpo é realizado de acordo com a necessidade clínica de cada paciente, podendo ser feita através de:

Órteses

Talas de pulso que podem ser usadas durante a noite para evitar dor os nervos enquanto você dorme.  Se os sintomas forem desencadeados por uma atividade diurna específica, uma tala pode ser usada durante essa atividade para manter a posição correta do pulso.

Remédios

Remédios que promovem a neuroproteção podem melhorar significativamente os sintomas.

Infiltração

Nos casos em que os sintomas persistem, pode ser realizada uma infiltração de corticosteróide, que reduz a inflamação e os sintomas ao longo de vários meses, geralmente sem necessidade de nova cirurgia.

Cirurgia

A cirurgia para síndrome do túnel do carpo é uma opção de tratamento reservada para casos que não respondem à terapia médica. A cirurgia alivia a dor reduzindo a pressão sobre o nervo mediano. A recuperação geralmente leva menos de um mês e a cirurgia deixa uma pequena cicatriz. Se a doença for prolongada, a cirurgia pode não trazer um retorno completo de força e sensação, mas pode reduzir a dor.

Médico para tratar síndrome do túnel do carpo

Para agendar uma consulta com o médico para tratar síndrome do túnel do carpo no RJ, o Dr. Felipe Mourão, basta entrar em contato com a central de atendimento, pelo WhatsApp (21) 98331-1214 ou clique aqui!

COMPARTILHE O POST

FALE COM O DOUTOR
O que a estenose lombar pode causar
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
A estenose lombar causa dor lombar crônica, fraqueza muscular, perda de sensibilidade nas pernas e problemas urinários/intestinais devido à compressão nervosa.
O que fazer para acabar com a dor na cervical?
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
Para acabar com a dor cervical, mantenha boa postura, faça exercícios de alongamento e fortalecimento, use analgésicos e anti-inflamatórios, e considere fisioterapia ou neurocirurgia.
O que uma pessoa com hérnia de disco não pode fazer?
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
Uma pessoa com hérnia de disco deve evitar levantar pesos, movimentos bruscos, posturas inadequadas, atividades de alto impacto e ignorar sinais de dor para não agravar a condição.
O que pode causar dores de cabeça todos os dias?
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
Dores de cabeça diárias podem ser causadas por distúrbios vasculares, neuralgia do trigêmeo, tumores cerebrais, problemas cervicais, hipertensão intracraniana e estresse crônico.
É possível sobreviver a um aneurisma cerebral?
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
Sim, é possível sobreviver a um aneurisma cerebral com diagnóstico precoce e tratamento adequado, como clipamento cirúrgico ou embolização endovascular.
O que leva a uma crise convulsiva?
Por Dr. Felipe Mourão 16 de julho de 2024
Uma crise convulsiva é causada por atividade elétrica anormal no cérebro, resultante de fatores como traumas cranianos, tumores, malformações vasculares e infecções intracranianas.
Qual o tempo de vida de uma pessoa com tumor cerebral benigno?
Por Dr. Felipe Mourão 27 de maio de 2024
O tempo de vida de uma pessoa com tumor cerebral benigno pode ser normal, especialmente se o tumor for tratado adequadamente.
O que é bom para enxaqueca?
Por Dr. Felipe Mourão 27 de maio de 2024
Para alívio da enxaqueca, é eficaz utilizar analgésicos como triptanos e AINEs, manter uma dieta equilibrada evitando alimentos ricos em tiramina, e adotar técnicas de relaxamento como meditação.
Quais doenças causam convulsões?
Por Dr. Felipe Mourão 27 de maio de 2024
Convulsões podem ser causadas por doenças como epilepsia, infecções do sistema nervoso central, distúrbios metabólicos e doenças neurodegenerativas e genéticas.
Quais os sintomas de inflamação na coluna?
Por Dr. Felipe Mourão 27 de maio de 2024
Os sintomas de inflamação na coluna incluem dor persistente nas costas, rigidez especialmente após períodos de inatividade, e dor irradiada para pernas ou braços.
Mais Posts
Share by: